Os idealizadores de determinadas políticas públicas legislam em causa própria, pois estruturado intelectualmente, tem pleno conhecimento que a evolução populacional, principalmente nos bolsões de pobreza tem em sua dinâmica o componente básico da miséria: a ignorância. Composto este que a política idealizada não pretende erradicar, pois não passa de mero paternalismo assistencialista. O fato é que a fórmula da política praticada contem o poder de manipulação das massas, impondo-lhes um cabresto que será usado em período eleitoral. As massas são manipuladas de forma a entenderem através de inflamados discursos que mudaram de vida, migraram ascendentemente nas classes sociais, obtendo status e privilégios. Ledo engano, pois não tem o conhecimento necessário para perceberem que se tornaram escravos e foram acorrentados na masmorra do assistencialismo que ofende e denigre o homem, pois não protege e não vela pelos direitos do cidadão e da dignidade humana.

CHARGE 171

O componente principal para a erradicação da pobreza extrema infelizmente não estar contido naquela política, a educação – processo evolutivo para o surgimento do progresso do homem aliando sua capacidade física, intelectual e moral, dando-lhe civilidade e polidez – visando estabelecer domínio próprio de suas ações e necessidades inerentes ao ser homem com todas as suas prerrogativas, que em evolução constante aprende a construir pontes ao invés de muros. Esta ferramenta é o vetor que impulsiona o indivíduo e o destaca dos demais, outorgando-lhe capacidades e discernimento para viver, servindo de lastro e sustentação para uma sociedade viável do ponto de vista social, ordeira e instruída que direciona seus holofotes para o conhecimento, determinando-o assim como a única luz capaz de guiar seus caminhos.

bolsa fDesde os mais antigos povos, que se faz necessário a assistência aos necessitados. O problema é: como dar assistência a quem de fato precisa, sem transformar o Estado em um cabide? O amparo deve ter o formato de proteção por período determinado de alavancagem do necessitado, abrigando-o do sol excessivo ou da chuva torrencial. O sol escaldante e chuva intempestiva não serão para sempre, se paralelo ao amparo existir um pacote de assistência intelectual, este sim, por tempo indeterminado, para o desenvolvimento do homem como agente transformador do meio, condicionando a ajuda proposta em estabelecimento e cumprimento de metas educacionais até sua graduação. Aquele a quem o Estado sustenta deve estar inserido na onda visionária do saber, única forma de evolução do homem que não lhe deixará padecer do mesmo mal; a ignorância.

Agora que sabemos que o problema existe e surgir como uma epidemia, e que em seu estado agudo produz o caos social, atingindo a todos com pouca ou sem nenhuma imunidade a ignorância, é recomendado nesses casos o uso das políticas sociais, não com as doses que aprisiona o homem, até então aplicada, com o único objetivo de transformar o carente em um dependente do Estado, subjugado pela política mantenedora de currais eleitorais. A medida deve ser necessária para que se mantenha ativo e possa receber boas porções de conhecimento com o objetivo agora de recuperá-lo intelectualmente. Um passo sem volta na escada da vida, elevando-o para que possa ver onde esteve e agora onde pode chegar. Este novo degrau representativo da vida enfatiza que apesar de todas as dificuldades naturais do viver, o indivíduo pode, e pode muito! Notadamente terá que passar pelas oficinas do saber para adquirir determinação, persistência e fortaleza de intelecto, esquecendo o passado, vivendo o presente intensamente no aprendizado, entendendo que apesar da melhora no presente, o futuro é incerto, por isso que terá que se esforçar muito mais, pois em dado momento, a vida lhe cobrara empenho no exercício da boa prática do viver, o acordar mais cedo e dormir tarde, focando nas próximas etapas que hão de surgir nas esquinas da vida.

Após o período das intempéries cabe ao necessitado emergir fortalecido, pois vem recebendo o suporte devido para a preservação do seu estado físico. Concomitantemente com esse estágio que trata da manutenção do indivíduo como força produtiva, se faz mister que o Estado ofereça ferramentas para que este seja alimentado culturalmente, desenvolvendo assim o seu estado intelectual, ensinando que aquilo que viveu serviu como pontapé inicial para uma nova vida, com o objetivo de que, caso os próximos períodos de sol e chuva em demasia vier de novo, trazendo os incômodos naturais da situação que ele possa comprar um guarda sol ou um guarda chuva para proteger-se daquele momento, tendo agora já na condição de ex-necessitado possibilidades de se defender sozinho, através do conhecimento adquirido e longe das práticas demagógicas das medidas assistencialistas sem estrutura e de caráter provisório com intuito de minimizar sofrimentos, precipuamente usada como método para compra de votos.

É notório o uso de centros sociais para necessitados por políticos que abusam das políticas públicas direcionada a carentes, em seu discurso é claro, dizem que estão ali para dar atenção e defender direitos do cidadão necessitado, porém por trás disso é visível o interesse de aliciamento de eleitores desinformado do grave risco que correm ao abonar candidatos com grave desnível de conduta moral, que se escondem por trás de pessoas indefesas que nada podem fazer diante do quadro de lástima em que se encontra, ficando a mercê da fé dos homens e da tutela do caráter da política pública que a principio não estaria à venda, pois em seu conteúdo é intrínseco o objetivo e a natureza de amparo aos necessitados e não produzir lucros para meia dúzia de homens públicos de pouco brio, que infelizmente a lei eleitoral diplomou reproduzindo legalmente o anseio daqueles que foram manipulados e induzidos por desconhecimento ou necessidade a votarem em suas candidaturas. Por fim vale ressaltar que dar ajuda é principio ativo e fundamental do assistencialismo e do voluntariado, assistência social é defender e vigiar os direitos da cidadania e da dignidade humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.