Nova pesquisa de intenções de votos para a presidência da República coloca Lula (PT) e Bolsonaro (PL) em primeiro e segundo lugar respectivamente. Enquanto o ex-presidente tem 41% das intenções de votos, o atual mandatário tem 32%. Os dados foram levantados pelo PoderData, vinculado ao jornal Poder 360.

Com isso, os dois concentram 73% das intenções de votos. Enquanto os demais citados na pesquisa somam 20%.

A pesquisa também simulou um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. A distância entre o petista e o atual mandatário é de 12 pontos percentuais, a menor já registrada pelo instituto no ano. Em janeiro, a diferença era de 22 pontos.

Para o cenário de segundo turno, Lula aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 38%.

Veja abaixo o cenário de 1º turno:

Lula (PT): 41%

Jair Bolsonaro (PL): 32%

Ciro Gomes (PDT): 7%

Sergio Moro (Podemos): 6%

João Doria (PSDB): 3%

André Janones (Avante): 2%

Eduardo Leite (PSDB): 1%

Simone Tebet (MDB): 1%

Luiz Felipe d´Ávila (Novo): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

Brancos/nulos: 5%

Não sabem: 2%

Para o segundo turno

Lula (PT): 50%

Jair Bolsonaro (PL): 38%

Brancos/nulos: 9%

Não sabem: 3%

Metodologia

O PoderData é um instituto de pesquisa ligado ao site de jornalismo político Poder360. O instituto faz pesquisas por telefone de forma automatizada, usando o método IVR (Interactive Voice Response). Um robô liga para o telefone do eleitor, que escuta perguntas gravadas e as responde discando em seu telefone a opção desejada.

A pesquisa do PoderData foi realizada com recursos próprios da empresa do grupo Poder360 Jornalismo, de 27 a 29 de março de 2022, quando foram entrevistadas por telefone 3 mil pessoas a partir de 16 anos de idade. O levantamento foi feito em 275 municípios das 27 unidades da federação. O intervalo de confiança é de 95%, segundo o instituto, e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-06661/2022.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.