conhecimento-filosofico-10

Estamos diante de nós mesmos e das barreiras, é a nossa vida com os percalços de sempre, como também é a vida de todos os outros seres, pares iguais a nós com suas dificuldades e suas incertezas. Às vezes parece tudo tão difícil, tudo tão incerto, é verdade! O que nos parece mais sensato e viável do ponto de vista existencial é não ignorar tais dificuldades e incertezas, ou seja, não pare em função dos obstáculos, pois eles existirão em todos os momentos da vida, mas não serão mais importantes que suas necessidades e seus objetivos, mantenham o foco, seja perseverante procurando aceitá-los e conhecê-los, descubra-se e reinvente seus propósitos e sua marca.

Lembre-se você é um milagre! Busque transpor as intempéries, o primeiro passo é buscar conhecimento da sua real situação, identificando principalmente o que te move o que te entusiasma, o que te faz sentir bem; o segundo passo, com base no conhecimento adquirido é desenvolver habilidades para lidar com as adversidades, enfrentado-as com naturalidade, pois fazem parte do viver; e o terceiro passo é agir com atitude pró ativa de querer superá-las, pois este é o grande desafio da vida.

julgamentoOutro fato de extrema relevância é a nossa visão, como enxergamos a vida e os outros? É de suma importância avaliar nossos valores, as crenças que nos limita e, em conseqüência inibem a nossa missão e os nossos sonhos. Devemos acreditar de fato nos aspectos importantes da vida sem nos acorrentar a detalhes de pouca valia. Também é verdadeiro que os bens nos proporcionam conforto material, porém o conforto da alma não é preenchido com bens. O corpo é espírito em movimento, e ao espírito não podemos atribuir coisas ou bens materiais, este deve estar alinhado com os valores que denotam a vida em sua plenitude e seu legado. Urge em nossas vidas um plano de estudo que estabeleça e delimite nossas reais capacidades, no plano interno apontam nossas fortalezas e nossas fraquezas e no plano externo apontam nossas oportunidades e as nossas ameaças, com o objetivo de determinar se tais dificuldades e incerteza são naturais ou criadas pelas nossas próprias limitações, este estudo faz projetar os nossos interesses para períodos futuros, para isso devemos desenvolver diversos tipos de competências baseadas no conhecimento, na habilidade e na atitude. Tais competências têm o intuito de ampliar a nossa visão, nos dando uma visão sistêmica das coisas e do mundo que nos cerca, agregando valores que notabilizam o homem como força moral, intelectual e produtiva, nos fazendo acredita na ampliação das nossas possibilidades, nos tornando determinados e perseverantes para o desenvolvimento da nossa missão como ser capaz de extrapolar as fronteiras do conhecimento através do dinamismo da mente que potencializa forças para o viver e o engrandecimento do homem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.