The Batman

Hoje iremos falar sobre The Batman, que filmaço!
Vamos iniciar falando sobre o roteiro, que está tão bem escrito, sem repetições sobre a origem do Batman já conhecida por todos nós. Algo interessante é que o diretor e roteirista Matt Reeves mal coloca o Bruce Wayne nas imagens, sempre temos o Batman, uma vez ou outra a persona Bruce aparece, mas sempre sendo um ricaço solitário, que carrega a dor da perda. Não existe aquela exposição fantasiosa e excêntrica do Sr. Wayne na mídia.  

   O início do filme mostra o quanto Revees se preparou para este longa e o batsinal é o retrato disso, a marca do cavaleiro das trevas é colocada com um alerta para quem está nas ruas, é algo como: se preparem, ele pode aparecer em qualquer lugar, a qualquer momento. A descrição da primeira cena é tão bem feita, que os primeiros minutos iniciais dão o tom para o enredo do filme. 

Mulher Gato (Zoë Kravitz) e Batman (Robert Pattinson)        

   Um filme que fugiu dos padrões de super-heróis, este filme é muito mais um thriller policial de investigação, e uma construção do personagem Batman para o futuro. Logo se nota que a Warner Bros e o diretor focaram a história para um desfecho a longo prazo, pois tudo neste filme está visivelmente sendo moldado para a construção de um amanhã. O Batman passa o filme com a alcunha de A VINGANÇA, no decorrer do filme ele acaba entendendo que entre ele e o psicopata charada, quase não há distância, falta pouco pro Batman ser visto como um maníaco vingativo e este é ponto de virada, onde o personagem entende que, ele quanto herói não representa a vingança de Gotham e sim a esperança dessa cidade. 

   Não tínhamos muitas expectativas de Robert Pattison neste papel, sendo o cavaleiro das trevas, mas me surpreendeu muito o quanto ele se apropriou do personagem e da história. Não houve excessos e não faltou nada, na verdade houve bastante entrega por parte do ator, gostei muito!

   A mulher gato de Zoë Kravitz é um exemplo de como Mett sabe extrair o melhor de um personagem, a felina foi muito bem colocada no roteiro, nada depreciativo como já vimos em outros filmes anteriores do homem morcego. 

   Sem querer tirar a grandeza da direção de Zack Snyder, mas eu acredito que Matt Reeves traria uma percepção mais lógica e assertiva para o longa Liga da Justiça, filme de universo compartilhado da DC. Mett tem um olhar mais sincero, sereno, e sabe como extrair do ator e do roteiro as características marcantes para um personagem.

   Vamos aos créditos deste longa, a direção como eu já havia comentado é de Matt Reeves, o roteiro foi construído por Matt e Mattson Tomlin, a produção ficou por conta de Dylan Clarck. Acredito que este filme tem um ar de parceria, visto que Mett e Dylan trabalharam juntos em Planeta dos Macacos: A guerra. A cinematografia ficou nas mãos de Greig Fraser, lembrando que Fraser fez a fotografia de DUNA, filme absurdamente espetacular, teremos análise em alguns dias.
A única questão que tenho para esses profissionais é, o filme precisava de uma textura tão escura? Se você já assistiu The Batman, você percebeu que a história se passa pelo anoitecer do dia, noite adentro e amanhecer, quase não existe dia ensolarado neste filme, a questão do horário das cenas não é um ponto a se discutir, mas, não precisava ser tão escuro.

   Quem já leu algumas análises minhas, sabe que eu não tenho paixão alguma pelas adaptações do universo da DC, que a Warner faz para o cinema, mas vejo que eles acertaram e muito nesta produção, eu gostei e estou esperando ansioso pela continuação, pois é o mínimo que se espera neste momento. Quero ver a construção deste Batman do Robert Pattison, e entender como nascerá um novo coringa neste universo, sem dar spoiler, mas o filme traz a imagem de um novo coringa.
Para alguns personagens faltou um pouco mais de atenção, Alfred e o policial Gordon precisavam de mais tempo, cenas e falas.

   Já falei demais, apesar que teria muito mais para falar, é isso… um filmaço, assistam pois já está disponível na HBOMAX.
Até mais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.