Para os universitários que desejam aproveitar as férias para melhorar sua capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) oferece uma boa pedida. É o Programa Universitário Cooperativo, que compreende os nove cursos gratuitos, voltados para estudantes de nível superior de qualquer área de formação. As atividades são todas online e estão dividas em áreas de capacitação profissional que se aplicam a várias áreas de conhecimento.

A iniciativa busca capacitar estudantes universitários para trabalhar no cooperativismo e prepará-los para os desafios do mercado de trabalho. Desse modo, é possível escolher entre os temas: Cooperativismo, Gerenciamento de Projetos, Inovação e Criatividade, Governança Cooperativa, Inteligência Socioemocional, Comunicação e Pensamento Crítico, Liderança, Práticas de Negociação e Design de Carreira.

O público-alvo são estudantes de ensino superior com idade entre 19 e 25 anos, de áreas diversas. Os interessados poderão realizar os cursos avulsos, conforme interesse no tema, ou poderão fazer todos os nove cursos gratuitos no formato de trilha. Em ambos os casos será conferido certificado de conclusão. As atividades são oferecidas na modalidade EAD, disponível na plataforma CapacitaCoop.

A carga horária de cada curso é 8 horas, exceto o curso de Gerenciamento de Projetos (16 horas). Os nove cursos somam carga horária total de 80 horas. Ao final da trilha, os inscritos recebem um e-book com todo o conteúdo das aulas, permitindo que a experiência de aprendizagem possa acontecer também offline.

Cada curso proporcionará aos universitários a oportunidade de refletir sobre a sua carreira no cooperativismo e de desenvolver as principais competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho contemporâneo. Assim como os demais cursos do Sescoop, todos os temas do Universitário Cooperativo estão disponíveis no site do CapacitaCoop.

Sobre o Sescoop/RJ − O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) tem a finalidade de promover a autogestão e difundir a cultura cooperativista. Criado em 1999, a entidade integra o Sistema S brasileiro e compõe o Sistema OCB/RJ com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ).

O Sescoop/RJ acompanha de perto as cooperativas fluminenses, oferecendo soluções para a sustentabilidade do negócio, bem como formação profissional, promoção social e serviços aos cooperados e colaboradores.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.