O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa será celebrado na próxima terça-feira, 5 de outubro. De acordo com informações da assessoria, para comemorar a força de cada uma destas mais de 183 mil MPEs de Alagoas, preparando ainda mais empreendedores para o mercado, o Sebrae no estado irá promover uma série de palestras presenciais e gratuitas em sua sede, em Maceió, e em municípios como Arapiraca, Delmiro Gouveia e Penedo, seguindo os protocolos de segurança sanitária contra a Covid-19. Ações de orientação empresarial também estão programadas nos bairros Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes, na parte alta de Maceió, a partir da próxima terça-feira até sexta-feira, dia 08.

Na sede do Sebrae, conforme informações da assessoria de comunicação, na capital, a programação terá início na manhã do dia 05, a partir das 8h, com a palestra ‘O que vai impactar o seu negócio: tendências, posicionamento e estratégias de marketing digital’, ministrada por Carina Oiticica, publicitária formada pela ESPM-SP, pós-graduada em Comunicação Integrada e fundadora da Agência Yellow Kite.

Ainda em Maceió, a programação divulgada pela ascom, segue com a ação itinerante Sebrae com Você, que vai montar suas tendas de atendimento no Graciliano Ramos nos dias 5 e 6, e no Eustáquio Gomes nos dias 7 e 8. No Graça, a equipe do Sebrae vai estar disponível na praça Graciliano Ramos, em frente a associação dos moradores do bairro, das 9h às 17h. Já no Eustáquio, o atendimento ao empreendedor vai acontecer no pátio da Igreja Batista Memorial Calvário, também das 9h às 17h, com uma palestra nesse mesmo local, no dia 8 de outubro, último dia do Sebrae com Você no bairro. A palestra vai tratar sobre ‘Formalização do MEI’, às 17h15.

“Vamos levar a esses bairros orientações empresariais e aplicação de diagnósticos, durante dois dias em cada local. Levaremos tendas infláveis e equipes de atendimento formadas por nossos analistas, consultores e assistentes. Toda operação de atendimento que realizamos na sede do Sebrae nós também faremos em cada um desses bairros”, explica a gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) da instituição, Fátima Aguiar.

Em Arapiraca, a programação conta com a ‘Palestra de Liderança’, às 19h, no auditório da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, ministrada pelo facilitador Juciel Ferreira, que irá abordar temas como ‘Ferramentas e instrumentos para a profissionalização do líder’; ‘Desenvolvimento de líderes’; ‘Liderança empreendedora’, além do papel do líder em grupos formais e informais na empresa e na sociedade.

O gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Arapiraca, Arestides Bezerra, enfatiza a importância de celebrar a data levando mais conhecimento para os empreendedores. “Neste dia da MPE, iremos realizar palestras que objetivam sensibilizar empresários de micro e pequenas empresas quanto a importância de adquirir conhecimentos nesses temas e colocá-los em prática no dia a dia de sua gestão, com vistas no alcance de melhorias para a gestão de pessoas de seu negócio”, afirma.

Já em Penedo, o dia será comemorado com um talk show a partir das 19h, no Restaurante Daruma. O primeiro convidado, abordando o tema ‘Tendências para Micro e Pequenas Empresas’, será Sávio Carnaúba, sócio fundador da Mescla. Na sequência, com o tema ‘Como gerenciar resultados com foco no Sucesso do Cliente’, será a vez de Vitor Pereira, gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada em Delmiro Gouveia.

A analista do Sebrae Alagoas, Cintia Silver, falou sobre suas expectativas em relação à comemoração ao lado dos clientes. “Esse evento nos possibilita ter contato e o reconhecimento com os nossos clientes. Estamos convidando aqueles que durante a pandemia receberam suporte do Sebrae e que ainda conseguem superar um momento de tanta instabilidade, como o que estamos vivenciando. Temos certeza de que acertamos na escolha dos palestrantes e esperamos que o momento seja de celebração e comemoração por tantas batalhas vencidas até aqui nesse mundo do empreendedorismo”, conclui.

Em Delmiro Gouveia, a programação terá início no dia 04, quando os gestores do Sebrae farão visitas em empresas de vários municípios do Sertão Alagoano até o dia 06, quarta-feira. “Para reconhecer as nossas micro e pequenas empresas, também realizaremos, em breve, o Encontro de Relacionamento com Clientes, que já fazemos há quatro anos, com um evento bem intimista”, ressalta Vitor Pereira.

Empreendedorismo em números

De janeiro a junho deste ano, os pequenos negócios de Alagoas foram responsáveis por gerar um saldo de 11.922 empregos, colocando o estado na 11ª posição do ranking nacional. Na região Nordeste, segundo levantamento do Sebrae, 17% dos negócios são MEIs, outros 17% são microempresas (ME) e 14% são Empresas de Pequeno Porte (EPP). São os maiores percentuais fora do eixo Sul-Sudeste.

Pelo Brasil afora, os setores que mais reúnem MPEs são os de Serviços (8,4 milhões), Comércio (5,2 milhões), Indústria (2,2 milhões), Construção Civil (1,2 milhão) e Agropecuária (156 mil)

A pandemia de Covid-19 abalou algumas dessas empresas. Durante a crise sanitária, para monitorar de que forma o avanço do novo coronavírus comprometeu esses negócios, o Sebrae realizou uma série de pesquisas entre os empreendedores. Em Alagoas, 57% informaram que seguiam funcionando, mas com mudanças para se adaptar à crise, enquanto 27% estavam operando da mesma forma que antes da pandemia. Só 8% interromperam por completo o funcionamento, o que mostra a força da micro e pequena empresa para se moldar ao cenário econômico.

Para seguir adiante no mercado, sem fechar as portas e demitir funcionários, muitos empreendedores tiveram que recorrer a empréstimos. A 12ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios” mostra que 39% dos empreendedores ouvidos contraíram dívidas e empréstimos, inclusive com parcelamentos já em atraso. Mas outros 33% estão em dia com os pagamentos, e 28% informaram sequer ter dívida.

Quanto ao faturamento mensal, em comparação a um mês de operação normal, 72% revelam que a receita diminuiu, 11% aumentaram e outros 11% permaneceram igual, mostrando que a pandemia ainda força as MPEs a uma constante readequação da estratégia de mercado.

Lançamento da Feira do Empreendedor

O Dia Nacional da MPE também será marcado pelo lançamento da Feira do Empreendedor 2021, evento 100% digital e gratuito. Um talk show será apresentado por Fábio Porchat e convidados como Alexandre Costa, fundador e CEO da Cacau Show, e Nina Silva, CEO do Movimento Black Money. A feira será realizada de 23 a 27 de outubro.

O gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar, destaca a importância da participação dos empreendedores locais no evento. “Esta é uma oportunidade que os empresários e empreendedores alagoanos têm de acessarem informações gratuitas sobre orientação e formalização de empresas, passando por gestão empresarial e capacitações com palestrantes renomados em vários temas”, finaliza.

Inscrições

Para a palestra em Maceió, o participante deverá realizar a inscrição pelo e-mail relacionamento@al.sebrae.com.br, até o dia 04 de outubro. Para a programação de Arapiraca, a inscrição pode ser feita pela loja virtual do Sebrae Alagoas, no endereço https://loja.al.sebrae.com.br/, ou pelos telefones 0800-570-0800 ou (82) 3482-9999. Para o talk show de Penedo, os interessados deverão confirmar a presença pelo telefone (82) 99997-9279. As vagas são limitadas.

Já para a Feira do Empreendedor, as inscrições podem ser feitas pelo site www.feiradoempreendedor21.com.br.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.