Alzheimer 2

A Coordenação do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Proasi) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, nesta sexta-feira (06), em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz/AL), a capacitação “Abordagem Multidisciplinar e Demência de Alzheimer”.

Direcionada aos profissionais das unidades de saúde do Município e voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa, a atividade – será realizada das 8h às 12h e das 13h às 16h, no auditório do Conselho Regional de Psicologia (CRP/15), localizado na Rua José da Silveira Camerino, nº 78, no Farol. A capacitação tem como objetivo levar aos participantes esclarecimentos acerca da doença, no que diz respeito à identificação de sintomas e estímulo ao diagnóstico precoce, reduzindo o estigma relacionado ao Alzheimer.

“Queremos chamar a atenção dos profissionais e prepará-los para lidar com os pacientes afetados pela doença, que já é considerada pela OMS – Organização Mundial de Saúde  – como um dos maiores problemas de saúde no mundo. No Brasil, ela afeta cerca de 1,3 milhão de pessoas com idade acima de 65 anos”, afirma a coordenadora do Programa em Maceió, Denyse Maia.

Na programação, estão previstas diversas abordagens  do tema central, a exemplo da identificação de sintomas, os cuidados, perda de peso e desnutrição do paciente com demência de Alzheimer. A ideia é que os profissionais capacitados tornem-se multiplicadores das informações relativas à doença, com os demais profissionais das unidades e comunidades onde atuam.

Alzheimer

A doença – O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa incurável que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho, relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. A incidência do Alzheimer vem crescendo mundialmente na mesma medida em que aumenta a população acima de 65 anos, o que serve de alerta para a gravidade da questão.

Para ampliar e fortalecer a discussão dos temas voltados à Terceira Idade, o Proasi também participou de outros eventos relevantes, realizados dentro das comemorações do Dia Mundial do Idoso, celebrado no mês de outubro. Entre as participações, a coordenadora do Programa destaca as intervenções realizadas pela Associação Nacional de Gerontologia (Seccional Alagoas) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Seminário Multiprofissional de Atenção à Saúde do Idoso, promovido no Hospital Universitário (HU), que debateu o tema “Desafios e Perspectivas na Saúde de Maceió”.

 

Fonte: ASSESSORIA SECOM/MACEIÓ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.