São Paulo – O imaginário popular nordestino tomará o espaço de exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo. Na terça-feira (5/4), às 19h, haverá abertura para convidados da mostra J. Borges – O Mestre da Xilogravura.

A partir de quarta-feira (6/4), o público geral poderá conferir gratuitamente, de quarta a domingo, das 10h às 20h, as xilogravuras que retratam a vida no agreste, o folclore e marcos políticos da região.

A exposição reúne 62 obras do homem considerado patrimônio vivo de Pernambuco e quatro trabalhos assinados por Pablo Borges e Bacaro Borges, seus filhos e aprendizes.

São 10 obras inéditas e peças icônicas que contam a trajetória do artista, apontado pelo dramaturgo Ariano Suassuna como o melhor gravador popular do Brasil. Haverá ainda a exibição de uma cinebiografia sobre vida e obra de J. Borges, produzida pelo jornalista Eduardo Homem.

“A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo”, disse Ângelo Filizola, curador da exposição.

J.Borges

O artista não costuma fazer esboços ou rascunhos ao confeccionar suas obras. As xilogravuras talhadas direto na madeira já foram expostas na China, Japão, França, Estados Unidos e Venezuela.

José Francisco Borges, 86 anos, é cordelista há mais de 50 anos e continua vivendo e produzindo em Bezerros, no agreste pernambucano, onde nasceu. O artista é filho de agricultores e começou a trabalhar no campo aos 10 anos de idade.

“Estou muito alegre com essa exposição sobre meu trabalho na xilogravura. Eu ainda quero viver bastante. O que me inspira é a vida, é a continuação, é o movimento. É aquilo que eu vejo, aquilo que eu sinto”, afirmou J. Borges.

Exposição J. Borges  O mestre da xilogravura

Período: de 6/4 a 7/8, de quarta a domingo, das 10h às 20h

A visita pode ser agendada no site Meu Sesi

Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, 1313 – Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô

Entrada gratuita

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.