ivete
Ivete Sangalo – Imagem da Internet

 

ivete-disco platina e ouro
Ivete recebendo no Alta Horas (IS20 ANOS – DVD Triplo Platina e CD Ouro)

[dropcap]D[/dropcap]ia 06 de Maio de 2014, (terça-feira), foi data de lançamento de vendas do DVD “Multishow Ao Vivo IS20 ANOS”, DVD esse que só na pré-venda foram mais de 100 mil cópias vendidas, o que garantiu merecidamente à baiana o disco Platina triplo DVD e Disco Ouro CD. Números gritantes no mundo fonográfico, hits de maior sucesso e uma voz inconfundível essa é a baiana de Juazeiro, Ivete Sangalo.
Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, a grande musa do Axé Music, traz em seu DNA um ritmo que fala por si só, com batidas fortes, instrumentos de raiz, um som que tem dominado o Brasil e o mundo. Mais não é de hoje que Ivete faz esse sucesso todo, desde sua entrada na Banda EVA já se podia ver que sucesso era somente mais um de seus sobrenomes.

Família e o Começo de tudo

i69124
Ivete Sangalo – Imagem da Internet
9752,quem-e-esta-menina-3
Ivete, ao lado de Ricardo e Jesus Sangalo

Filha de Maria Ivete Dias de Sangalo e Alsus Almeida de Sangalo, Ivete é a caçula de outros cinco irmãos: Mônica Sangalo, Cinthia Sangalo, Marcos Sangalo (já falecido), Jesus Sangalo e Ricardo Sangalo. Quando pequena Ivete já acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas com seu pai e sua irmã mais velha, Mônica, além de que costumava cantar no colégio onde estudava, e aproveitava os intervalos para tocar violão, e nisso fez com que a musa do axé adquirisse um gosto pela música.
Aos dezoito anos, iniciou sua carreira musical, onde sua primeira apresentação foi em um barzinho em Ondina, bairro de Salvador, em agosto de 1992, barzinho esse onde sua irmã, Mônica Sangalo já fazia suas apresentações. Ainda em 1992, chegou a formar uma banda de samba e funk, mas foi em 1993 que tudo mudou na vida da baiana, onde ela se tornou vocalista da Banda Eva.

Banda EVA (1993 – 1998)

2 eva
2º Álbum de Ivete Sangalo na Banda Eva
1 eva
1º Álbum de Ivete Sangalo na Banda EVA

Sua passagem pelo EVA durou seis maravilhosos anos, onde assim começava o reinado da Rainha do Axé. Aos poucos a Banda Eva foi emplacando alguns hits de sucesso, como “Flores”, “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê” e “Pegue Aí”. Em 1997 o Eva Lança o álbum “Banda Eva Ao Vivo” que vendeu mais de 2 milhões de cópias, transformando a banda na maior sensação do país, daí já se podia ver o brilho que o nome Ivete tem. Em sua trajetória na banda, foram gravados cinco álbuns, onde rendeu mais de quatro milhões de cópias vendidas.

Carreira Solo: O cenário era de filme, 1999, final da quarta-feira de cinzas em Salvador, Ivete entrega o comando do “EVA” a Emanuelle Araújo, e se despede como vocal da banda.
No mesmo ano, entre os meses de abril e junho, Ivete já tinha gravado 14 faixas do seu novo álbum ”Ivete Sangalo”. Ela esbanja conhecimento musical, fazendo um CD misturando ritmos desde forró ao reggae, deixa evidente sua pegada do axé. E como não poderia ser diferente, o álbum alcança a marca de 300 mil cópias vendidas, o que garantiu sua primeira certificação de platina em carreira solo.

Em 2000, lançou o disco “Beat Beleza”. O CD chega com uma pegada de pop, hits como; “Pererê” e “A lua que eu te dei” garantiram o sucesso, emplacando até trilha sonora em novela da Rede Globo.

Não teria nome melhor para estampar o próximo álbum se não “Festa”, lançado em 2002, cuja música título do CD foi um grande sucesso no país, tornando-se hino do Pentacampeonato da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo. Outros sucessos em 2002 foram; “Astral”,”Penso”, “Meu presente maior” e “Back a tone”. O disco contou com a participação de Davi Moraes, que viera ser marido de Ivete. Nesse mesmo ano lançou a coletânea romântica “Seu eu não te amasse tanto assim”, o mesmo alcançou primeira posição nas paradas, com canções de seus discos e duetos como artistas como; Jorge Bem Jor, Jorge Aragão e o Grupo Roupa Nova.

A locomotiva do sucesso não para e em, 2003, grava o que seria um dos seus maiores sucessos de carreira, “Sorte grande”, conhecida como “Poeira”, a música fazia parte do seu quarto álbum solo o “Clube carnavalesco Inocentes em progresso”. O Hit “Sorte Grande” também embalou os foliões do carnaval de Salvador daquele ano, qual garantiu o prêmio de “Melhor Abadá” com o bloco Coruja.

2004 – 2005 Consolidação

No finalzinho de 2003, pra ser mais preciso, 21 de dezembro de 2003, Ivete comemora 10 anos de carreira e grava seu primeiro DVD da carreira solo o, “MTV Ao Vivo”, gravado no Estádio Fonte Nova, Salvador. O público do DVD foi um show a parti, mais de 70 mil pessoas ecoavam os maiores hits da cantora baiana. Ivete teve convidados queridos em seu palco, como: Tatau(do Araketu), Daniela Mercury, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Davi Moraes e a dupla Sandy e Junior. Em 2004 ocorreu o lançamento do DVD, e como era de se esperar foi um grande sucesso. A música “Sorte Grande” foi rebatizada pelo público como “Poeira”, sendo mais uma vez uma das faixas mais executada no país. A versão DVD do álbum recebeu a incrível marca de cinco certificações diamante, vendendo mais de 700 mil cópias, foi o DVD mais vendido da história da Universal Music no Brasil, e no mundo todo no segundo semestre de 2005. A carreira dessa cantora que começou tocando em barzinho, já havia ganhado rumos internacionais depois de sua participação no “Rock in Rio Lisboa”.

10 anos fonte nova
Ivete Sangalo – DVD 10 anos de carreira solo Fonte Nova

Em 2005, chega mais um álbum,”As super Novas”, a tiragem inicial foi de 650 mil cópias e nele Ivete interpretou sucessos como: “Abalou”, “Poder”, “Chorando se foi”, “Soy loco por ti América”(tema da novela América, Rede Globo) e “Quando a chuva passar”(Trilha sonora da novela Cobras e Lagartos, também da Globo). O álbum conquistou uma marca tão notória, quanto a carreira de Ivete, vendendo mais de 1 milhão, o garantiu mais uma certificação diamante. Definitivamente o mercado fonográfico já enxergava Ivete como uma das maiores cantoras com vendagens no Brasil. Ainda em 2005 a cantora ganhou o Prêmio TIM de “Melhor Cantora Regional” e “Melhor Cantora” no voto popular.

 

Ivete Sangalo no Maracanã, Ao Vivo (2006 – 2008)

Ivete entra 2006, recebendo os prêmios “Troféu Band Folia” (Melhor cantora) e “Troféu Dodô e Osmar” (Melhor Cantora), categoria que foi vencedora por 8 vezes consecutivas.

Então chega o dia, 16 de Dezembro de 2006, Ivete se prepara para subir no palco e gravar seu segundo DVD, não sabia a cantora que estava oficializando um marco em sua carreira e dando mais um salto de sucesso. O DVD “Mulishow Ao Vivo: Ivete Sangalo no Maracanã”, como já diz o nome, foi gravado em parceira com o canal “Multishow” e contou com atrações como o cantor Samuel Rosa, Saulo Fernandes, Durval Lelys, MC Buchecha e Alejandro Sanz.

2 maracanã
DVD no Maracanã

O CD e DVD foi lançado em 2007, com vendagem de 120 mil cópias só no dia do lançamento. No mês seguinte CD e DVD juntos já somavam mais de 220 mil cópias vendidas. O álbum recebeu vários prêmios, um deles foi o “Prêmio Multishow” de “Melhor CD” e “Melhor Show”. O DVD fez história, garantindo ainda hoje a posição de mais vendido no Brasil e da gravadora Universal Music, com mais de 1 milhão de cópias.

O nome da cantora baiana já se ouvia em outros continentes, em 2008, Ivete abriu o “Rock In Rio Lisboa” e reuniu um publico de aproximadamente 120 mil pessoas na primeira edição do “Rock In Rio Madrid”, na Espanha. Nesse mesmo ano gravou o CD infantil “Veveta e Saulinho: Casa Amarela” com parceira de seu amigo, o cantor “Saulo Fernandes”.

2009…

Em Junho chega seu décimo álbum o “Pode Entrar: Multishow”, o disco foi gravado no estúdio que Ivete fez em casa. Nesse trabalho vimos uma Ivete mais a vontade, recebendo seus amigos e colegas de profissão em sua casa. Foi feito também uma versão em DVD do álbum, que contava com participações de Maria Bethânia, Carlinhos Brown, Lulu Santos, Marcelo Camelo, a dupla Solange e Xande do “Aviões do Forró” e Mônica Sangalo, sua irmã.

1 maracanã
DVD no Maracanã

O carnaval e 2009, foi embalado pelos hits “Na base do beijo” e “Cadê Dalila”, que atingiu o primeiro lugar de mais tocada e eleita a música do carnaval baiano pelos troféus “Trófeu Dodô e Osmar” e “Band Folia”. Nesse mesmo ano, Ivete recebeu 3 indicações ao Prêmio Grammy Latino, considerado, o “Oscar” da música.
Em 2009 também foi o ano de arriscar mais, a “Caco de Telha” empresa que nasceu para gerir a carreira da cantora, fechou contrato para realizar a turnê da cantora norte-americana, Beyoncé. E as quatro cidades que recebeu a turnê ainda teve a rainha Sangalo, abrindo os shows.
Em dezembro desse mesmo ano Ivete recebeu mais 3 prêmios no “Open Web Awards”, premiação on-line internacional voltada para inovações e realizações na tecnologia e mídias sociais.

2010 – 2011…

Um Ídolo Internacional –  Multishow ao vivo: Madison Square Gardem

Enquanto isso na Internet!“Atenção! Madison Square Garden no dia 4 de setembro de 2010. Uhu! Agora é para valer. Vai ser lindo demais!” — Ivete publicou em sua conta no Twitter.

Maio 2010 sai o álbum “Duetos”, que trazia duetos feitos ao longo de sua carreira. O DVD brindava com apresentações como; Alejandro Sanz, Alexandre Pires, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Jorge Bem Jor, Zezé Di Camargo & Luciano entre muitos outros.

Em 04 de Setembro de 2010, o Madison Square Garden, estava pronto para receber o “furacão” baiano. Ivete deu um verdadeiro show à altura de Nova York. A cantora mostrou uma verdadeira artista completa, pois ela mesma idealizou e dirigiu o DVD. O fenômeno brasileiro deixou os americanos de queixo caído, “conta os rumores, que dava pra se ouvir de longe o Madison pulando junto com a baiana!!!”. A criatividade foi majestade naquele dia, vimos

2 medison
DVD no Madison Square Gardem

Ivete com fantasias, penteados diferentes a cada bloco de músicas. Ivete contou com a presença de grandes nomes para brilhar junto com ela, como; o cantor brasileiro Seu Jorge, a canadense Nelly Furtado, o colombiano Juanes e o cantor argentino Diego Torres. A dupla porto-riquenha Wisin y Yandel, como também o cantor britânico James Morrison, foram convidados para participar do DVD, porém, não puderam está no presente por problemas pessoais. A direção de vídeo foi assinada por Nick Wickham, qual já trabalhou com grandes cantores, dois deles são: Madonna e Beyoncé.

No dia do lançamento, 07 de Setembro o DVD já chegava às lojas com mais de 300 mil cópias vendidas, somente em sua pré-venda. O álbum lhe rendeu certificação de ouro, para o CD, e certificação de diamante, para o DVD.

2012 – 2014 Real Fantasia e DVD 20 anos.

Real Fantasia, um álbum de músicas totalmente inéditas, e gravado em estúdio, é lançado em, 09 de outubro de 2012. Contou com a participação da colombiana Shakira, na faixa “Dançando”, que teve que ficar de fora da primeira remessa por está em processo de liberação dos direitos e só foi lançada como faixa bônus, na edição digital. Ivete declarou sobre o álbum que: “… sentia necessidade de fazer um novo repertório, criando assim um intervalo entre os álbum ao vivo para adicionar um disco completamente inédito, com novas canções…”.

Multishow Ao Vivo: Ivete Sangalo 20 anos

(A cena) Salvador para! O furação baiano está completando 20 anos de carreira, Fonte Nova, mais de 40 mil pessoas compartilhando amor e alegria, banda do bem e a maior artista do axé music no palco. Assim pode ser uma das definições do DVD IS20ANOS.

14 de dezembro de 2013, um dia para ficar marcado na história da Bahia e lembrado a todos baianos. Conhecendo Ivete Sangalo, não poderíamos esperar menos de uma estrutura gigantesca, iluminação de ponta, LED de ultima geração, 20 câmeras, sonorização de alto desempenho, tudo muito bem pensado para representar essa grande festa.
A baiana estava radiante, celebrando seus 20 anos de carreira em casa, IS dividiu o palco com seus convidados: Bell Marques, Alexandre Pires, Saulo Fernandes e Alexandre Carlo.

O DVD/CD foi lançado no dia 6 de maio de 2014 pela Universal Music em parceria com, Multishow e IESSI Music. CD/DVD esses que já renderam o Disco de Ouro (CD) e Platina Triplo (DVD).

A carreira do furação baiano está em TEMPO DE ALEGRIA, nome da música tema do CD/DVD IS20ANOS, mais um sucesso de fato! Apesar de que todo o repertório não fica para trás, onde a equipe IESSI já tem lançado “AMOR QUE SAÍ” e “BEIJOS DE HORTELÔ para serem os subtemas desse novo projeto, ou seja, sucesso garantido.

Com seus 42 anos, completados dia 27/05/2014 (quarta-feira), Ivete Sangalo transparece sua vitalidade no dia a dia. Uma rotina disciplinar de shows, comerciais, ser mãe, esposa e empresaria logo se ver que sua idade só faz agregar aos seus dias muita saúde e energia.

Por fim, para falar da carreira dessa grande artista brasileira é preciso emoção, se fossemos descrever 20 anos de carreira em poucas palavras, sem duvidas essas as seriam:

É amor Felicidade transbordando em mim
Tem tanto tempo nossa união
Chegou o dia que o meu coração
Tá daquele jeito
Dá pra ver, vai ferver
Bateu a sintonia
É tempo de alegria
Tão bom dividir com você” (Tempo de Alegria – Intérprete: Ivete Sangalo)

(Créditos)
Texto: Caio Oliveira e Ciro Oliveira
Edição: Ciro Oliveira
Revisão: Tatiana Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.