O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irá realizar duas coletas externas de sangue, nesta terça-feira (8), nos municípios de Arapiraca e Viçosa, no interior de Alagoas.

Em Arapiraca, a ação ocorrerá na rua Antônio Muniz, no bairro Canafístula, das 7h às 12h e das 13 às 16h. Já em Viçosa, os voluntários poderão se dirigir ao Laboratório Municipal, situado próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre às 9h e 16h.

Em Maceió, o Posto de Coleta do Trapiche, situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), atende das 7h às 18h. O Posto de Coleta do Farol, no Hospital Veredas, abre das 7h às 17h. Em Arapiraca, o Posto de Coleta situado no Laboratório Municipal, no bairro Centro, abre das 7h às 12h e das 13h às 17h.

“Assegurar sangue em quantidade suficiente e com qualidade para atender a demanda transfusional é a missão do Hemoal. Por isso, as coletas externas têm o propósito de facilitar o acesso da população ao gesto nobre que representa a doação de sangue, percorrendo os municípios de todas as 10 regiões de saúde”, salientou a gerente do Hemoal, médica Verônica Guedes.

Critérios para Doação

Para se candidatar, o doador precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, além de um documento de identificação com foto. É exigido, ainda, que o voluntário esteja com boa saúde e usando máscara.

Os voluntários que já são doadores habituais devem esperar dois meses, no caso dos homens, para doar novamente. No caso das mulheres, o intervalo entre a última doação e a nova deve ser de três meses.

A doação de sangue é proibida permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para aquelas que estejam grávidas ou amamentando. Mas se o candidato tiver colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

Com relação ao candidato à doação de sangue que tenha sido infectado pelo novo coronavírus, não pode doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Quanto ao voluntário que teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue normalmente.

Os voluntários que tenham sido vacinados contra a Covid-19 devem aguardar um intervalo para doar sangue. Se o candidato à doação de sangue tomou a vacina CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes utilizados foram AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo aumenta para sete dias.

*com informações da assessoria.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.