2211-Semana-do-Bebê-Ação-Ponta-Verde-PF-0139-1024x682
A ação da Semana do Bebê aconteceu na rua fechada da Ponta Verde e contou com a participação de algumas secretarias. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

O dia foi de alegria para cerca de 200 alunos da Escola Municipal Floriano Peixoto, situada no Alto de Ipioca. A manhã desta terça-feira (23) foi recheada de brincadeiras, jogos, música, teatro, oficinas, contação de histórias, entre outras atividades. As ações integram a programação da Semana do Bebê, projeto de mobilização social em parceria com o Unicef, que mobiliza os municípios participantes para os cuidados com a primeira infância. O evento acontece desde 2000 e já percorreu cerca de 600 cidades brasileiras, atendendo mais de 2,5 milhões de crianças, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maceió sedia pela primeira vez o evento, que teve seu pontapé inicial no último domingo (22), na chamada Rua Fechada, na orla de Ponta Verde, onde pais e filhos tiveram um dia inteiro de lazer e atividades educativas. O evento é promovido pela Prefeitura de Maceió, com o apoio das secretarias municipais, dentre elas, a de Educação (Semed), que desempenha um trabalho multidisciplinar junto às escolas objetivando dar visibilidade aos cuidados necessários com as crianças, sobretudo nos primeiros anos de vida.

De acordo com Eloana Lopes, assistente social e coordenadora do departamento de Programas Especiais da Semed, o planejamento das ações é integrado com todas as secretarias, que desenvolvem temáticas próprias. “A ideia é que durante a Semana do Bebê, as unidades de Saúde, escolas, secretarias e comunidade estejam focadas no projeto, desenvolvendo alguma atividade educativa. Nosso objetivo é mostrar a importância desse cuidado integral com a criança, sob todos os aspectos”, salientou Eloana. Ela destaca à importância do comprometimento de pais, profissionais, parceiros e comunidade para o sucesso da campanha.

Na ocasião, os estudantes da Floriano Peixoto tiveram a oportunidade de expor brinquedos e artesanatos feitos com materiais reciclados, suscitando a criatividade e responsabilidade em separar e reciclar o lixo doméstico. A turma TrupEduque, da Semed, divertiu os alunos com histórias lúdicas ritmadas, embaladas por danças improvisadas e divertidas.

Temas como educação ambiental e para o trânsito também foram abordados e ganharam nova roupagem para se adequar à linguagem infantil, facilitando o entendimento. Maravilhados, os pequenos aprendiam da maneira que mais gostam: brincando. Seja pelo teatro de marionetes ou se exercitando com a equipe do funcional kids, a euforia tomou conta da escola.

A programação contou ainda com ciclo de palestras sobre o direito à saúde do adolescente: adolescência, sexualidade e prevenção de acidentes com bebês e na infância. Alongamento e terapia manual para mães, oficinas sobre segurança alimentar, alimentação saudável e cuidados e musicalização para bebês, também fizeram parte da programação, desta vez destinada às mamães.

Nos dias que seguem, ações semelhantes acontecerão nos bairros do Jacintinho, Conjunto Virgem dos Pobres, Bebedouro e Cidade Universitária. A escolha dos bairros se baseou nos dados de mapeamento da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa que objetiva reduzir as desigualdades intraurbanas nos bairros considerados de vulnerabilidade social.

Paralelamente às ações desenvolvidas na Escola Floriano Peixoto, aconteceu o Seminário da Infância – Semana do Bebê do Unicef –, na VII Bienal do Livro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Na ocasião, a secretária de Educação do Município, Ana Dayse Dorea, compareceu à solenidade. Durante toda a Bienal, a Semed terá uma programação especial voltada para a Semana do Bebê. O calendário completo de atividades pode ser conferido no site oficial da Bienal.

Fonte: Ascom Semed/ Thiago Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.