Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Prevenção e tratamento digno para todas as mulheres. Esse é o lema da 2ª edição da campanha Maceió Rosa, lançada nesta segunda-feira (1º), pela Prefeitura de Maceió. Intitulada Para Todas as Marias, em alusão às mulheres brasileiras, a ação faz parte da mobilização Outubro Rosa, que tem como objetivo chamar atenção das mulheres para a prevenção e combate ao câncer de mama. Na capital, o trabalho está sendo realizado em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e o Grupo Renascer, sob coordenação da primeira-dama Tatiana Palmeira.

“Ano passado foi a primeira vez que o Outubro Rosa teve o apoio efetivo da Prefeitura. Com isso, houve adesão de muitas pessoas e conseguimos consolidar o Maceió Rosa como um sucesso. O trabalho teve resultados muito positivos tanto na parte informativa, que é o foco principal da mobilização, quanto na parte financeira, quando conseguimos arrecadar, por meio de muito trabalho, 50 mil reais, que foram divididos igualmente entre as duas instituições”, destacou a coordenadora da campanha municipal integrada, Tatiana Palmeira.

Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

De acordo com a coordenadora, para este ano, o objetivo é superar os números registrados em 2014. “Com a mobilização neste outubro, nós temos a oportunidade de trabalhar e angariar recursos para que as ONGs possam viabilizar importantes trabalhos durante o ano, a exemplo do fomento aos exames. Em 2014, nós viabilizamos durante a campanha cerca de seis mil exames de mamografia, mas desta vez, queremos ainda mais e vamos fazer isso através da inovação, que é a parceria com a Santa Casa, as palestras nas unidades de saúde, panfletagem na cidade e o Dia Rosa, entre outras atividades”, acrescentou.

Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, a campanha é uma oportunidade de prevenir o período doloroso e até óbitos causados pela doença. “Prevenir ainda é a melhor forma de cuidar da questão do câncer de mama. O Município tem essa consciência e o compromisso de cuidar das nossas mulheres, ofertando orientação e apoio nas unidades de saúde”, frisou.

Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Prefeitura de Maceió Lança Campanha Maceió Rosa
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Sylvana Medeiros, secretária municipal de Saúde, destacou o Maceió Rosa como um período fundamental para sensibilizar e evitar a mutilação de mulheres. “É uma oportunidade para orientar as mulheres a fazer o autoexame e procurar as unidades de saúde. O Município mantém esse trabalho durante todo o ano, focando principalmente no público com mais de 50 anos. São consultas para avaliação e, quando necessário, as pacientes são encaminhadas para as unidades de referência, a exemplo do Hospital Universitário e da Santa Casa”, disse.

Também presente na solenidade, o secretário municipal de Comunicação Social, Clayton Santos, falou do compromisso da gestão com o fortalecimento da cidadania e promoção da saúde da mulher. “O Município participa da campanha de forma intensa, de modo que todas as secretarias estão envolvidas e empenhadas. Esse é um trabalho que tem a coordenação direta da primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, e que tem, principalmente, o objetivo de disseminar e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, além de buscar recursos e viabilizar exames para as mulheres maceioenses”, explicou.

“O mês de outubro é escolhido no mundo inteiro como o mês de alerta as mulheres da necessidade de se prevenir dessa doença devastadora, que é câncer de mama. Convido todos os maceioenses a se mobilizar e contribuir com a causa, é importante que nos mobilizemos, nos vistamos de rosa. Faremos uma campanha ainda mais bonita e com números ainda mais expressivos”, complementou, a secretária municipal do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo.

Secom Maceió