O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde do Brasil é um dos maiores do mundo e oferta 45 diferentes imunobiológicos (soros, vacinas e imunoglobulinas). E seguindo o propósito de promover o acesso equitativo a vacinas, o Brasil realizou nesta quinta-feira (26) a doação de 80 mil doses de imunizantes à República das Maldivas, país asiático situado no sudoeste da Índia.

A doação às Maldivas é de 50 mil doses de vacina contra varicela; 10 mil doses de vacina tríplice viral; 10 mil doses de vacinas contra pólio inativada e 10 mil doses de vacina DTP. A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, que cuidou do envio da doação e auxiliou os trâmites alfandegários.

Doações internacionais

As doações internacionais de medicamentos e de outros insumos de saúde são feitas, em caráter de cooperação humanitária, em coordenação entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Saúde, após o recebimento oficial de demanda ao Brasil vinda de país ou organismo regional ou internacional parceiro.

O Brasil também é receptor de doações de medicamentos em situações emergenciais de desabastecimento. Ao auxiliar países e pessoas em situação de necessidades básicas de saúde, as ações de cooperação humanitária reforçam o compromisso constitucional que o Brasil tem com a cooperação internacional.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.