O número de atendimentos a casos de Síndromes Gripais teve aumento de 133% em Arapiraca. De acordo com Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, o Pronto Atendimento Municipal contbilizou esse aumento de pacientes com sintomas característicos de gripe nos últimos 15 dias.

De acordo com o coordenador de Epidemiologia, enfermeiro Evandro Melo, nos últimos 7 dias, esse aumento foi de 43%, no Complexo Multiprofissional de Saúde, no bairro Baixa Grande.

“Só neste domingo, dia 2 de janeiro, o Pronto Atendimento Municipal registrou 140 atendimentos a Síndromes Gripais. Este aumento também tem sido registrado nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos bairros e comunidades de Arapiraca”, disse o coordenador.

Sobre os casos de Covid-19, não houve aumento expressivo no número de casos positivos nos últimos 30 dias, mas a Secretaria de Saúde segue em monitoramento constante.

Já o coordenador médico de Arapiraca, Celso Marcos, explicou que a procura pelo atendimento médico em casos de síndromes gripais é muito importante, principalmente porque os sintomas são muito parecidos com a Covid-19, como tosse, febre ou calafrios, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos ou sensibilidade ocular, dor muscular, fadiga, diarreia e vômito.

Ainda segundo ele, os protocolos de segurança sanitária precisam ser mantidos. “Os cuidados são os mesmos, tanto para Covid-19 quanto para a Influenza e outros vírus. Manter o distanciamento social, principalmente quando se apresentar sintomas; usar máscara de proteção facial, usar álcool em gel e higienizar frequentemente as mãos e superfícies são alguns dos cuidados que devem ser mantidos.”

O coordenador médico reforçou que crianças abaixo de seis anos, idosos e imunocomprometidos estão sob o público que deve intensificar os cuidados.

Além das Unidades Básicas de Saúde, também estão disponíveis para atendimento à população o Pronto Atendimento Municipal, no Complexo Rogério Auto Teófilo, e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macêdo, no bairro Itapoã.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.