Entre os dias 12 e 18 de abril, quatro instituições em Maceió receberam o acervo e as ações do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado pelo Ministério do Turismo através da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio da Braskem e produção da Incentivar.

Ao todo, 530 crianças entre 04 e 12 anos foram beneficiadas com o projeto, criado para difundir a pluralidade das artes cênicas para o público infantil. Cada armarinho contém brinquedos e jogos educativos, livros, figurinos e adereços, caixa de som, projetor e DVDs.

Na oportunidade, foram contempladas a Creche Mestre Izaldino e a Escola Municipal Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, a Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida — CAIC, no Trapiche e a Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, no Vergel do Lago.

O acervo lúdico é oferecido de forma gratuita e para uso permanente das instituições contempladas, que podem aproveitá-lo nas atividades do dia a dia e em oficinas de teatro e contação de histórias, por exemplo. As oficinas ilustram e exemplificam o uso dos armarinhos numa imersão lúdica e participativa que pretende explorar alguns dos elementos do teatro.

DEPOIMENTOS

“O Armarinho possibilita um mundo de fantasias em um espaço de diversão que vai ajudar no desenvolvimento das crianças. É importante para a Braskem apoiar projetos de incentivo à educação, pois acreditamos que é por ela que a mudança começa.”, disse Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

“O projeto completou a maior parte da necessidade de Cmei quanto ao material audiovisual para as práticas de leitura deleite, música, artes cênicas. Certamente nos auxiliará na ampliação do repertório cultural em que o Cmei Mestre Mario Izaldino está inserido. Agradecemos todo apoio que a equipe Braskem nos oferta e nos presenteia. ” disse Rosangela Ferreira da Silva, Professora da Creche Mestre Izaldino.

“O projeto acima citado vem contribuir com a dinâmica diária da nossa escola, enriquecendo as aulas através da imaginação, da linguagem oral e escrita. Dessa forma enfatizamos que a leitura está e é super importante para todos nós. É a chave para o conhecimento e para cultura de uma forma geral. ” disse Ivaldene da Silva, Diretora Geral da E.M. Silvestre Péricles.

Instituições contempladas com o projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Maceió (AL)

12/04/2022: Creche Mestre Izaldino e Escola Municipal Silvestre Péricles, Maceió (AL)

13/04/2022: Escola Estadual Maria Rita Lyra de Almeida – CAIC e Escola Estadual Prof.ª Anaias de Lima Andrade, Maceió (AL)

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts).

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.