Em mais uma ação para a melhoria do transporte coletivo e mobilidade urbana, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou nesta terça-feira (29) a renovação da frota do transporte público da capital.
Como parte do processo da Licitação para o Transporte Público Coletivo por Ônibus, realizado no final de 2015, cerca de 50 veículos zero quilômetro foram inseridos na frota e já começam a circular neste sábado (02). Os veículos contam com a padronização visual do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió (SIMM).
O prefeito Rui Palmeira participou da entrega dos ônibus, que aconteceu no estacionamento de Jaraguá, e destacou o ato como a primeira grande melhoria possibilitada pela licitação dos transportes. “A partir da licitação, nós temos condições de cobrar das empresas melhorias no sistema de transporte, a exemplo desta importante entrega. Até agosto serão entregues aproximadamente 150 novos ônibus, conforme o edital de licitação, que prevê que 20% da frota sejam de ônibus zero quilômetro”, disse o prefeito.
Na oportunidade, Rui também falou de outras ações promovidas pela Prefeitura que já apresentam melhorias no sistema de transporte, a exemplo da implantação da faixa azul exclusiva para o transporte coletivo.
“Essa é a primeira vez que tantos ônibus entram ao mesmo tempo no sistema. A licitação proporcionou esse momento. No próximo mês iniciamos também a integração temporal total independente do lote, embora 150 mil usuários já a utilizem atualmente e entregaremos nesta quarta-feira (30) o 20º terminal reformado ou construído pelo Município nesses últimos três anos de gestão”, acrescentou.
Os novos veículos fazem parte da primeira remessa correspondente aos 20% da renovação da frota e atuarão nos lotes 200 e 400. Eles começam a circular a partir de sábado, quando haverá a transição da linha 607 (Eustáquio Gomes/Iguatemi) para o lote 400, assim como a nova operação do terminal do Mocambo.
“É só o começo. Os novos ônibus irão suprir a necessidade dos bairros e conjuntos habitacionais. Essa medida faz parte de todo um trabalho, de um planejamento desenvolvido pela gestão para transformar o transporte coletivo. São equipamento novos, modernos e seguros que vão beneficiar, claro, rodoviários e usuários do transporte público de Maceió”, frisou o vice-prefeito Marcelo Palmeira.
Secom Maceió
Link curto: