Foi realizada nesta quarta-feira (29) a missa de sétimo dia em homenagem à professora Maria de Lourdes Bezerra Nunes e do seu neto Rafael Nilo dos Santos Nunes, que morreram carbonizados na última quinta-feira (23). A cerimônia ocorreu na Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O momento de oração foi celebrado pelo padre Gilvan Neves, da Igreja Nossa Senhora das Graças. “Uma homenagem digna de sua grandeza, como profissional e como pessoa”, destacou a professora Edna Lopes, do Conselho Municipal de Educação (Comed).

A professora Dalva Costa resumiu, em carta, a importância da professora Lourdinha na rede de ensino. “Quem de nós não se lembra da presença da Lourdinha na Semed, contribuindo para com a Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Seja na elaboração, coordenação de projetos, seja na sala de aula à noite, onde ela atuava com maestria, seja com a alfabetização das pessoas em situação de rua, trabalho que ela desenvolvia de forma competente, sensível, sobretudo respeitosamente”, afirmou.

Dalva ressaltou que pensar na companheira Lourdinha é pensar na condição das mulheres trabalhadoras. “Sua incansável luta por uma sociedade igualitária, justa e fraterna, isso no plano coletivo, no qual ela muito contribuiu. No plano familiar, pessoal, não temos como deixar de evidenciar a questão da maternidade. Ela amava ser mãe. Seu sentido materno era muitíssimo responsável, era imenso seu amor por seus filhos e seus netinhos.”

Rafael Machado, aluno que trabalhou com a professora Lourdinha no comitê municipal de monitoramento e acompanhamento da política para a população de rua de Maceió, também destacou o seu empenho na Educação.

“Foi acompanhando o trabalho da professora Lourdinha que eu comecei acreditar na educação. Isso porque a Lourdinha foi uma profissional diferente. Ela me deu força para que minha voz viesse ecoar de verdade. Ela disse para mim que só sossegaria quando eu terminasse meus estudos. E é isso que eu vou fazer. Continuar meus estudos. Foi com ela que a gente conheceu os programas federais Brasil Alfabetizado, o Mais Educação”, contou.

Em razão do seu trabalho realizado com os moradores de rua, durante a cerimônia, foram recolhidos vários alimentos que serão doados aos mais necessitados. Maria de Lourdes e seu neto, Rafael Nilo, morreram após um fio energizado cair sobre o carro que ocupavam no dia 23 de dezembro, no bairro Santa Amélia, em Maceió. O acidente teria sido provocado por uma van que bateu em um poste, rompendo a fiação elétrica e ocasionando o acidente.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.