A campanha de vacinação contra a gripe já atingiu mais de 25% do público de idosos em Alagoas. Para vacinar a população-alvo contra a influenza nas duas etapas em Alagoas, o Ministério da Saúde reservou mais de 1,1 milhão de doses. No público-alvo estão quase imunização de mais de 383 mil idosos com mais de 60 anos, além de cerca de 85 mil trabalhadores da saúde. Neste sábado, Dia D da campanha, também começaram a ser vacinadas mais de 220 mil crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

A primeira etapa da campanha começou em 4 de abril. A segunda etapa terá início na próxima segunda-feira (2) para 14 grupos. Nessa fase, as crianças irão se vacinar contra a gripe e o sarampo, independentemente da situação vacinal. Não há necessidade de intervalo entre as duas vacinas.

O Ministério da Saúde recomenda que as unidades federativas sigam as decisões pactuadas sobre a campanha, como o Dia D e os públicos que serão vacinados por etapa. No entanto, as gestões locais do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com as realidades locais, têm autonomia para operacionalizar também outros dias de mobilização para a ampliação da adesão à vacinação.

Ao todo, 12,9 milhões de crianças fazem parte do público prioritário para a gripe e sarampo. Já o público-alvo de trabalhadores da saúde engloba mais de 5,8 milhões de brasileiros e mais de 30,1 milhões de pessoas estão no grupo com 60 anos ou mais. Nesta segunda etapa, a partir desta segunda, 41,8 milhões de brasileiros poderão procurar os postos de vacinação até o dia 3 de junho, incluindo as crianças.
Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.