Do alto do Mirante João XXIII se avista o Porto de Maceió, o mar, uma bela área verde e parte da cidade. O espaço localizado no bairro do Farol passou por revitalização total e foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (16) pelo prefeito Rui Palmeira e entidades parceiras da Prefeitura de Maceió.

A ação foi realizada por meio do Projeto Adote Uma Área Pública, que consiste em uma parceria público-privada entre a Prefeitura e empresas que se comprometem em zelar por determinado logradouro como praça, canteiro ou, neste caso, mirante. O Mirante João XXIII recebeu bancos de concreto, rampas que garantem acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, luminárias, paisagismo e caramanchão.

Mirante João XXII foi entregue à população. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Mirante João XXII foi entregue à população. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Durante a entrega o prefeito comentou a importância do novo espaço e relembrou experiências exitosas que o projeto tem demonstrado. “Temos buscado parcerias com a iniciativa privada e as empresas de construção civil têm sido grandes parceiras. Aqui no Farol, um espaço ermo foi transformado em um ambiente aprazível, com muito verde e isso representa um ganho na qualidade de vida”, disse.

“Da mesma forma, temos outros espaços públicos revitalizados ou construídos. Inauguramos uma bela praça em Guaxuma em parceira com a V2 Construções, no Pontal da Barra foi feito o Porto das Canoas, com a Marroquim e no Conjunto Colina dos Eucaliptos revitalizamos a Praça Edivaldo Alves de Santa Rosa em parceria com a Mendonça Engenharia”, lembrou Rui.

O prefeito também destacou que unir forças com a iniciativa privada é uma alternativa para seguir com investimentos e melhorias na capital diante de um cenário de recessão econômica.“Estamos enfrentando dificuldades financeiras e por isso temos buscado estes parceiros e batido na porta de empresas privadas que, por sua vez, assim como a Sanco, Telesil e Construtora Camelo, têm entendido a importância de firmas parcerias e melhoras diversas áreas da cidade”, frisou.

Mirante João XXII. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Mirante João XXII. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Além da reforma, a adoção prevê a manutenção do local. Marcelo Saldanha, representante da Sanco Engenharia, falou em nome das construtoras parceiras da Prefeitura na obra. As três têm empreendimentos no entorno do mirante. “Este local sempre teve uma vista maravilhosa, mas estava muito degradado. Junto com a Telesil e a construtora Camelo, recuperamos o espaço. Os atuais e futuros moradores terão mais um espaço de lazer e convivência. Essa iniciativa de adotar áreas públicas é muito válida e merece ser replicada em outros espaços”, disse.

A obra foi executada pelas construtoras, mas o projeto e o acompanhamento ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). “A medida é benéfica a todos e aqui vemos o resultado: a obra ficou belíssima. A Prefeitura entende a importância de valorizar, ampliar, construir e cuidar desses espaços para que a população volte a ocupá-los. Mas também reforçamos que o cidadão pode e deve fazer a sua parte zelando por estas áreas” enfatizou o assessor especial da Sempma, Charles Alves, que participou da entrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.