O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) de Maceió dos três últimos meses teve o melhor resultado em nove ano, com um crescimento de 14,3%, aponta pesquisa do Instituto Fecomércio Alagoas, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo os órgãos, o índice registrou em agosto 130,8 pontos, sendo o maior resultado mensal desde maio de 2013, quando teve 131,1 pontos.

Este ano, de janeiro a maio, o ICEC chegou a exibir uma tendência de baixa significativa, com queda de 10,69%, indo de 128,1 pontos a 114,4 pontos nos primeiros cinco meses de 2022. Contudo, a partir de junho, o cenário mudou e, em três meses, o índice registrou uma alta de 14,3%.

Para o economista e coordenador do Instituto Fecomércio, Victor Hortencio, o resultado é fruto do próprio período do ano, sendo o segundo semestre o momento com mais datas comemorativas, além do incremento econômico advindo de programas sociais de renda familiar.

“O segundo semestre conta com as maiores datas comemorativas do ano, em termos de faturamento, a exemplo da Black Friday e do Natal, o que, por si só, gera uma expectativa importante para os empresários e, como consequência, repercute no número de contratações e no incremento das vendas. Mas é preciso salientar também que a economia ganhou um reforço considerável com a ampliação, até dezembro, dos auxílios governamentais”, ressaltou.

Na comparação com julho, quando o levantamento registrou 128,9 pontos, a variação registrada é de +1,47%. Diante desse contexto de crescimento mês a mês e renovação de máxima histórica, Hortencio destaca que o patamar de otimismo percebido em agosto é semelhante ao estágio em que se encontrava a confiança do empresário de Maceió no último trimestre de 2021.

Fonte: tv gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.