Guardas municipais de Maceió iniciaram, nesta terça-feira (26), a segunda turma do curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT), de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O objetivo é capacitar os agentes de segurança para que possam obter o porte funcional de arma de fogo.

No total, 32 profissionais vão receber o treinamento, com carga horária de 160 horas de capacitação, sendo 56 horas de aulas teóricas e 104 horas de aulas práticas, seguindo a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Para Alex Pereira, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, a capacitação trará mais segurança à população maceioense.

“Essa é a segunda turma, de 2022, do curso de instrução de armamento e tiro para a Guarda Municipal de Maceió, que faz parte do Sistema Único de Segurança Pública. A capacitação vai permitir que o agente de segurança possa utilizar de forma adequada uma arma de fogo, tendo uma pronta resposta para qualquer ameaça”, afirma.

O guarda municipal e instrutor do curso, Ricardo Silva, defende que, com a qualificação, os agentes estarão habilitados e preparados para proteger o cidadão de qualquer situação de risco.

“É um curso que tem uma importância muito grande. Teremos uma grade curricular ampla, onde poderemos aplicar a teoria e prática e aprender sobre os aspectos legais do uso da arma de fogo, que é essencial para a nossa formação”, afirma o instrutor.

Para o aluno do curso e Inspetor da Guarda Municipal Rubem Fidelis, os agentes de segurança estão vivendo um momento único, uma oportunidade para que os profissionais tenham uma melhor qualificação e atendam a sociedade com mais segurança.

“Foram muitos anos aguardando esse momento. O curso é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos agentes. Além disso, podemos desenvolver o nosso papel, com todo o ordenamento jurídico e ampliação das atribuições da Guarda Municipal”, diz.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.