A campanha “Coleta Seletiva é Massa” mobilizou quatro cooperativas parceiras da Prefeitura para fazer o recolhimento de recicláveis durante e depois dos shows que ocorreram no bairro do Benedito Bentes, no São João de Maceió. No total, em cinco dias de festa, os catadores recolheram cerca de 1.300 quilos de material, dando para eles a destinação correta.

A iniciativa da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que conta com mais de 100 catadores, também estará no bairro de Jaraguá a partir do dia 23 deste mês, quando se inicia a programação do polo, e visa manter o ambiente de shows limpos e confortáveis para as pessoas que irão curtir o maior São João do litoral, além de evitar o descarte irregular e a destinação incorreta de itens recicláveis.

Virgínia Lucena, que é coordenadora de supervisão de cooperativas e recicláveis, diz que a atividade contribui para a limpeza da cidade e para a geração de renda entre os trabalhadores.

“Os materiais recicláveis geralmente são recolhidos e misturados com o lixo comum neste tipo de situação, de eventos públicos, então acaba indo parar no aterro sanitário e deixa de ser aproveitado por quem mais precisa: as cooperativas. Com essa ação, estamos destinando o reciclável para o local correto, onde pode ser reaproveitado e ainda gera renda para as famílias envolvidas na reciclagem”, disse.

Além do trabalho realizado pela Coopvila, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes e Coopmundaú, a Sudes também realizou uma operação de limpeza antes, durante e depois de cada show. No Benedito Bentes, 20 garis fizeram a manutenção da limpeza do ambiente diariamente. Após o fim de cada dia de atrações, cerca de 50 agentes fizeram a higienização, deixando a área pronta para o próximo dia de apresentações.

No polo Jaraguá, o planejamento segue quase idêntico ao do Benedito Bentes. No entanto, devido a maior estrutura, o contingente de catadores das cooperativas será ampliado para 30. Além disso, os resíduos sólidos gerados pelos ambulantes também serão cedidos para que as cooperativas possam gerar renda.

Com assessoria*

Fonte: tv gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.