A Prefeitura de Maceió lançou nesta quinta-feira (5) o aplicativo Cittamobi Acessibilidade, voltado para pessoas com deficiência visual. O aplicativo de informações sobre o transporte coletivo na capital alagoana conta com assistente de voz e recebe interações por áudio ou por tela. A ferramenta também emite alertas sonoros sobre obstáculos existentes no percurso e reconhece mais de 400 comandos de voz.

“Essa é uma ferramenta especial de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência que vão poder, através do aplicativo, ter o itinerário, saber por onde ele deve caminhar, como chegar aos pontos de ônibus de forma simples, inclusiva. Isso é importante para que os usuários possam ter acesso a essas ferramentas. São investimentos que dão modernização e novos rumos para a SMTT”, destacou o prefeito JHC.

O Cittamobi Acessibilidade além de consultar os pontos de ônibus, horários e itinerários das linhas, também sugere melhores rotas de deslocamento, seja via ônibus ou caminhando.

O aplicativo foi criado pelo engenheiro de software Luiz Porto, que explicou como surgiu a ideia da ferramenta.

“A ideia surgiu quando eu estava esperando um ônibus há 40 minutos e pensei como seria saber onde o ônibus estava se tivesse um GPS no ônibus. Maceió avança na acessibilidade e vai ser muito bom para as pessoas com deficiência, porque agora vão conhecer ainda mais a cidade com o aplicativo”, explicou ele.

Fonte: TV Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.