A 24ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió tem sua primeira noite de espetáculos na próxima sexta-feira, 20, em arena a ser montada exclusivamente para o evento, no estacionamento de Jaraguá. 22 grupos devem participar do tradicional concurso da cultura popular da capital alagoana. As apresentações têm início a partir das 19h e o espaço deve abrigar aproximadamente 20 mil pessoas, nos dois dias programados para a festa aberta ao público.

A segunda noite de apresentações, antes programada para o sábado, foi transferida para a noite de domingo, 22, após definição da Liga dos Bois de Maceió. Assim, na sexta-feira, o público acompanha os espetáculos dos 12 bois da Série B, ou Grupo de Acesso.  No domingo será a vez dos 10 bois que fazem parte da Série A, ou Grupo Especial. De acordo com o regulamento do concurso, a comissão julgadora vai avaliar quesitos como a evolução do vaqueiro, evolução do boi, bateria, conjunto, beleza do boi, fantasia e entoada. O resultado, conforme tem acontecido nos anos anteriores, deve ser divulgado na semana seguinte após o festival. Haverá premiação com troféu para os três primeiros colocados em cada categoria.

E para fazer bonito na arena, os grupos capricham nas produções e nos temas para apresentações, que incluem enredos como “África onde nasceu o rei” do boi Vingadores; “Com a sanfona na mão me tornei o rei do baião: viva Luiz Gonzaga” com o boi Cobra Negra; “Do coração da mata para a arena do boi… os mistérios do folclore de uma raça pedem passagem” com o boi Cão de Raça e “A minha cidade canta e encanta, assim é Maceió” com o boi Bumbá, entre outros. Cada espetáculo tem 30 minutos de duração, conforme o cronograma do concurso.

O tradicional festival anual é realizado pela Prefeitura de Maceió e Governo do Estado através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco. Confira abaixo os grupos participantes do evento:

Grupos de Boi do 24º Festival do Bumba Meu Boi

Série B – Sexta – 20 de maio de 2016

 

  1. Águia – Vergel
  2. Águia de Ouro – Ponta da Terra
  3. Africano – Cruz das Almas
  4. Bumbá Guerreiro – Jacintinho
  5. Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
  6. Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
  7. Fênix –  Conjunto Virgem dos Pobres
  8. Imperador – Jatiúca
  9. Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
  10. Dragãozinho – Ponta da Terra
  11. Treme-Terra – Ponta da Terra
  12. Cascavel – Conjunto Joaquim Leão

 

Série A – Grupo Especial – Domingo – 22 de maio de 2016

  1. Lacrau – Poço
  2. Cobra Negra – Jatiúca
  3. Dragão – Ponta da Terra
  4. Cão de Raça – Jacintinho
  5. Tigre – Ponta da Terra
  6. Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
  7. Rei Bumbá – Jacintinho
  8. Vingador – Ponta da Terra
  9. Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
  10. Águia Dourada – Reginaldo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.