O uso de suplementos sem acompanhamento pode causar sérios problemas a saúde

Ter o corpo perfeito para muitos é sinônimo de qualquer sacrifício, dietas milagrosas, horas de atividades físicas e uso abusivo de medicamentos, anabolizantes e suplementos alimentares.
Estão errados aqueles que pensam que os suplementos são inofensivos quando ingeridos sem acompanhamento de um profissional de saúde, é preciso ficar atento.
O consumo de suplementos alimentares sem acompanhamento de um profissional de saúde capacitado vem sendo discutido em diversos segmentos da saúde, dentre elas pode-se destacar a Nutrição e a Farmácia, inclusive desde o ano de 2015 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) vem alertando para os riscos do consumo do mesmo.
Os suplementos alimentares Jack3D, Oxy Elite Pro, Lipo-6 Black, entre outros, podem causar graves danos à saúde das pessoas, alertava a ANVISA em 2015, esse alerta ocorreu porque alguns desses suplementos possuem ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. Os agravos à saúde humana podem englobar efeitos tóxicos, em especial no fígado, disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em alguns casos, levar até a morte. Dessa maneira pode-se perceber a importância de conhecer sobre o suplemento.
É importante que os consumidores de suplementos procurem um profissional habilitado que possa acompanhar o uso e as quantidades desses produtos, vale lembrar que a melhor escolha para o suplemento deve ser baseada em estudos científicos e no nível adequado para consumo, que levará em consideração: carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais. Alguns produtos (como BCAA, glutamina, cafeína) podem ser utilizados, para fins muito específicos. BCAA, por exemplo, significa aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina) e são os aminoácidos mais utilizados como fonte de energia pelo músculo. Em especial, a leucina é o aminoácido mais importante para estimulação do crescimento muscular. Mas é importante ressaltar que o mesmo não deve ser fornecido isoladamente, pois já é encontrado naturalmente em todos os alimentos protéicos, com destaque para o Whey Protein.
Sempre que for usar algum suplemento alimentar solicite o auxilio do profissional e saúde habilitado para a identificação de produtos seguros, desconfie se o produto garantir “milagres”, pois ter um corpo definido e emagrecer não é fácil e rápido, principalmente se for de maneira saudável.

Por: Prof. Flávio Quintino
Especialista em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clinica
E-mail: prof.flavioquintino@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.