healthy green tea cup with tea leaves

O Chá Verde é uma excelente alterativa para iniciar o dia bem. É basicamente as folhas secos ou folhas no vapor não fermentada. Com o sabor forte, os benefícios do chá verde são grandiosos e o seu consumo tem crescido nos últimos 10 anos em todo o mundo. O chá verde traz diversos benefícios para a saúde, principalmente porque ele atua como um antioxidante e é uma substância antienvelhecimento.
Um individuo pode ter diferentes opções de chá verde por sua grande variedades. O mesmo contém uma variedade de nutrientes ou seja, enzimas, lipídios, carboidratos, aminoácidos, esteróis, polifenóis, vitaminas, cafeína e outros.

Benefícios do chá verde:
• Aumenta a saciedade;
• Acelera o metabolismo;
• Potente antioxidante;
• Combate o colesterol;
• Melhora o humor;
• Otimiza a digestão;
• Protege a noção cognitiva;
• Diminui gordura corporal.
Não existe uma tabela nutricional oficial do chá verde, pois a variação de nutrientes na folha depende muito da forma como essa erva foi plantada, adubada e tratada. Até a região em que a Camellia sinensis é plantada interfere em sua composição nutricional. Por isso que ao comparar tabelas nutricionais de diferentes marcas de chá verde, você pode encontrar diferenças, já que elas correspondem a todos esses fatores.
As propriedades digestivas do chá verde são diferentes de qualquer outro chá, como hortelã, menta, hibisco, psilium, cáscara-sagrada, zedoária e fucus. Isso porque, enquanto esses atuam estimulando os sucos gástricos, o chá verde parece melhorar a atividade das bactérias boas do intestino. É importante destacar que a quantidade de cafeína no chá verde é semelhante ao café. Enquanto o último têm 73 mg de cafeína em 60 ml, bem menos do que uma xícara, o chá verde pode conter até 80 mg do nutriente a cada 150 ml, ou seja, uma xícara de chá. Uma quantidade bem maior, e ainda com a vantagem de trazer outras propriedades benéficas para saúde e um efeito calmante que se equilibra com a cafeína. Porém, é importante entender que consumir o chá verde logo após as refeições, como fazemos com o cafezinho, pode prejudicar a absorção do ferro, pois ele contém uma quantidade baixa de taninos.
No que se refere a quantidade ideal de chá verde ao dia, ainda é muito diversificado entre os estudiosos. Alguns comentam para se consumir entre três a quatro xícaras, outros para consumir até seis. Como a partir de 600 ml de ingestão diária começam alguns efeitos colaterais, o melhor é não ultrapassar essa quantidade, que equivale a quatro xícaras de chá por dia. A vantagem de seguir essa quantidade é reduzir um pouco a diurese excessiva provocada pela ingestão dessa bebida.

13119048_879785555465206_6921249103101948429_n

Por: Prof. Flávio Quintino
Especialista em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clinica
E-mail: prof.eliasquintino@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.