O sobrepeso, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares como o infarto são consideradas hoje como doenças adquiridas em sua grande maioria por estilos de vida considerados inadequados, entre eles a má alimentação, falta de exercícios físicos, estresse entre outros fatores determinantes.
O corre corre do dia a dia muitas vezes nos impossibilita de manter uma rotina considerada adequada, porém, organização e muito empenho nos fazem atingir qual quer objetivo que almejamos. Se o seu objetivo é ter vida longa com saúde e disposição você está lendo a matéria correta! Mas, para que isso aconteça é necessário que em primeiro lugar você, caro internauta, conscientize-se que é necessário abrir mão dos seus hábitos e gostos errados para adquirir uma nova rotina. Nada de impossível nessa questão, você precisa apenas ter um alvo e esse alvo será alcançado através da sua força de vontade e determinação.
Podemos evitar o sobrepeso e suas consequências com alimentação regular, exercícios físicos e alguns fitoterápicos (medicamentos naturais). Procure um nutricionista competente para informações individuais e lembre-se, o principal agente de mudança é você! Mude!
Abaixo seguem 10 dicas nutricionais para um estilo de vida saudável:
1. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras. As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças.
2. Coma feijão pelo menos 1 vez ao dia.
Varie os tipos de feijões usados e as formas de preparo. Use também outros tipos de leguminosas como soja, grão-de-bico, lentilha, etc. Coma feijão com arroz na proporção de 1 para 2. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde!
3. Reduza o consumo de sal.
Tire o saleiro da mesa. O sódio é essencial para o bom funcionamento do organismo, mas o excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão), e outras doenças. Evite temperos prontos, alimentos enlatados e embutidos. Use ervas frescas para realçar o sabor.
4. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos, para no máximo 1 vez por semana. Prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos.
5. Faça pelo menos 5 refeições por dia: café da manhã, almoço, jantar e os lanches! Não pule as refeições. Para lanche e sobremesa prefira frutas.
6. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis – veja se seu IMC (Índice de Massa Corpórea) está entre 18,5 a 24,9kg/m2. O IMC mostra se seu peso está adequado para a sua altura.
7. Consuma com moderação alimentos ricos em açúcar, como doces, bolos, e biscoitos. Prefira os cereais integrais.
8. Aprecie sua refeição e coma devagar. Faça de sua refeição um ponto de encontro com a família. Não se alimente assistindo TV ou lendo livros e revistas. Reserve um tempo do seu dia para as refeições fazendo delas, momentos de muito prazer!
9. Beba água!
Muita água! 60% do nosso corpo é formado por água! Portanto, beba em média 2 litros de água (6-8 copos) por dia. Consuma com moderação bebidas alcoólicas e refrigerantes. 1ml de álcool fornece 7kcal!! Prefira sucos de fruta fresca ou polpa congelada.
10. Seja ativo!
Acumule pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas, jogue bola, dance, enfim,
mexa-se!!

Michelle Rodrigues
Nutricionista
Atende de segunda a sexta na Hebrom em Santana do Ipanema-AL
Contato (82)9 9921-0382

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.