Hidroquinona os riscos valem a pena ?

Atualmente pode-se perceber que uma grande quantidade da população tem problemas relacionados a manchas na pele, principalmente no rosto, essas manchas que tanto incomodam podem surgir devido a uma série de fatores internos (hormonais, idade, cor da pele, etc.) e também fatores externos (exposição ao sol, não aplicação do filtro solar, ingestão de alimentos gordurosos, etc.). Quando tais manchas surgem no corpo a tendência é que as mesmas aumentem.
Devido a muitos questionamentos sobre manchas e clareadores vamos começar a escrever uma série de matérias relacionadas a tal temática e é importante que acompanhem, pois será muito esclarecedor.
A hidroquinona é um dos produtos despigmentantes mais indicados por médicos, dermatologistas e profissionais de saúde para clarear manchas, todavia deve-se ter muito cuidado com o seu uso, o possível creme que seria um aliado, pode ser um vilão e aumentar as manchas quando o paciente parar de fazer seu uso. A hidroquinona age diretamente nas células que produzem a melanina, o pigmento da pele. Ele suaviza as marquinhas que tanto podem incomodar.
A hidroquinona pode ser usada sozinha ou associada a outra despigmentante, porém é preciso prestar atenção se a pele é sensível a tal principio ativo, muitas vezes a pele não tolera a substância e a pele fode ficar irritada e avermelhada, caso isso aconteça o uso deve ser suspendido e o paciente deve procurar o profissional de saúde.

antes O que acontece é que muitas vezes por ser um potente clareador um paciente indica a fórmula para um amigo, vizinho, parente, colega e todos fazem o uso da hidroquinona na mesma dosagem, isso é muito errado, pois cada pele vai reagir de uma maneira diferente, além disso, quando usado sem acompanhamento a mancha vai desaparecer e depois vai voltar maior e mais escura muitos pacientes chegam a ficar com o rosto complemente preenchido por uma mancha escura. Isso ocorre porque a pele fica mais irritada, e são grandes as chances de ocorrer o chamado efeito rebote, processo em que a pigmentação é ainda mais estimulada e a região acaba mais escura que antes.
Cuidados que devem ser tomados ao usar hidroquinona:
• Cuidado com a exposição ao sol;
• Deve-se usar protetor solar e reaplicar de 3/3 horas;
• Aplicar o produto apenas a noite na mancha;
• Retirar o produto usando bastante água, caso esteja com área da mancha muito irritada lavar com chá de camomila;
• Fazer máscara de pepino, com tomate e mel e usar 1x por semana em todo o rosto;
• Não usar o produto sem a indicação e acompanhamento de um profissional habilitado;
• Não usar o produto por longos prazos.

flavio

Por: Professor Flávio Quintino
Especialista em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clinica
E-mail: prof.flavioquintino@gmail.com
Instagram: @flavioquintino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.