Durante séculos o chá da goiabeira é usado devido a grande quantidade de benefícios que o mesmo apresente para tratamento e prevenção de muitas doenças. Todavia é importante estacar que a melhor forma de fazer o chá não é fervendo a água e sim por infusão (colocar as folhas secas da árvore em a água quente, de cinco a dez minutos). Atualmente, várias pesquisas comprovaram o poder que a planta possui, sendo vastamente utilizada na medicina alternativa.
A goiabeira tem ação antibiótica e cicatrizante, podendo ser usada como tratamento natural para úlceras gástricas ou de uma doença sexualmente transmissível, como a candidíase, e também tratar uma simples dor de dente.
Seguem alguns benefícios do chá da goiabeira:
Combate à acne, isso ocorre devido sua ação antisséptica. Para tal finalidade são usadas as folhas da goiabeira. A preparação é simples, basta lavar bem as folhas com bastante água e tritura-las, em seguida aplicar sobre os cravos e espinhas. Deixar agir por dez minutos, em seguida remover com bastante água. Fazer por vários dias, até que a pele esteja sem acnes.
Diabetes, o chá de goiabeira possui flavonoides e outros componentes que auxiliam na manutenção de baixas taxas de açúcar no sangue. Diversos estudos afirmam que o chá possui ação antidiabética.
Mastigando as folhas da goiabeira, previne-se e alivia o mau hálito. O chá da casca pode ser usado como anti-inflamatório em casos de lesões ou úlceras na pele.
Esmagar as folhas da goiaba e aplicar em feridas evita que as mesmas infeccionem, atuando também como um eficiente cicatrizante e analgésico.2
As folhas da goiabeira possuem vários componentes naturais e benéficos ao corpo humano. Entre eles estão os fitoquímicos como antioxidantes, carotenoides e as antocianinas, e flavonoides. E está nesses compostos, de acordo com a pesquisa publicada na Revista do Instituto de Medicina Tropica de São Paulo, a capacidade de eliminar alguns elementos patogênicos responsáveis por um dos mais desagradáveis problemas intestinais existentes, a diarreia.
É importante destacar que a goiabeira quando ingerida em excesso pode causar prisão de ventre. A mesma é contraindicada para pessoas com aparelho digestório muito sensível ou problemas intestinais.
flavio
Por: Prof. Flávio Quintino
Farmacêutico Generalista
Especialista em Prescrição Farmacêutica e Farmácia Clínica

E-mail: prof.flavioquintino@gmail.com
Instagram: @flavioquintino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.