Todo mundo se empolga quando começa a treinar na academia. É um comportamento normal e esperado. Porém é ai que está o risco. Sair do sedentarismo pode ser prejudicial quando não se tem um acompanhamento profissional. O ideal é um conjunto de avaliação completa: médica, nutricional, fisioterapêutica e com o educador físico.
Mas porque é legal fazer uma boa avaliação com um fisioterapeuta antes de começar a pegar pesado na academia? Qual a importância do fisioterapeuta para começar a deixar a preguiça de lado e sair da zona de conforto do sedentarismo?
Prevenção. Tentar evitar acidentes dentro da academia que podem causar graves danos que te tiram das atividades físicas.
A fisioterapia não trabalha apenas com a reabilitação, a prevenção também é área de atuação do fisioterapeuta.
Sim, na academia é realizado a tradicional avaliação física com o professor educador físico para a criação das séries de treino.
Porém, uma boa avaliação fisicofuncional completa realizada por um fisioterapeuta pode diagnosticar disfunções articulares, ligamentares, tendíneas, musculares e fraturas que podem levar a lesões se não receberem devidos cuidados.
A partir dai, um trabalho será planejado e iniciado para te preparar para começar as atividades físicas, podendo este trabalho ser feito dentro da clínica, dentro da academia e até mesmo em conjunto com o educador físico!
Previna-se! Procure um fisioterapeuta habilitado!
Por Mariah Morgado
@mariah_morgado
Fisioterapeuta Crefito 2 – 209698-F
Link curto: