Você já deve ter consumido o açafrão-da-terra na sua dieta alimentar. Mas, afinal, você sabe da sua importância para o organismo?

Talvez você não saiba, mas existem mais de 100 espécies da família Cúrcuma e o açafrão-da-terra que conhecemos é uma delas. A raiz é da família do gengibre e há mais ou menos 4 mil anos, ele é utilizada como fitoterápico. Ou seja, como remédio.

O açafrão traz vários benefícios a saúde. Inclusive, um desses, é o fato dele ser anti-inflamatório, antioxidante e também ter ação antienvelhecimento. É por esses motivos que estudos afirmam que ele é capaz de reduzir o risco de Alzheimer. E ainda protege contra diversos tipos de câncer.

No entanto, isso é só o começo. Até porque, o açafrão-da-terra tem vários outros benefícios e nós vamos te contar quais são eles. Inclusive, é importante destacar que a cúrcuma é também indicada para todas as pessoas. Na verdade, é restrito somente paras as pessoas que possuem casos raros de alergias a este tempero.

Nutrientes do açafrão-da-terra

A priori, é válido destacar que iremos falar em específico, do açafrão-da-terra. Até porque, é bem comum as pessoas confundirem esse açafrão com o açafrão vermelho. Inclusive, o açafrão vermelho é considerado como uma das especiarias mais caras do mundo. Já o açafrão-da-terra é bem mais acessível.

Sobretudo, esse açafrão-da-terra é bastante rico em minerais, como o potássio e também rico em vitaminas, como a vitamina C e a B6. Inclusive, por conta dessas qualidades, ele consegue controlar a pressão arterial, prevenir derrames, ser aliado da imunidade e ainda ser benéfico para o cérebro.

Além do mais, ele também é rico em ferro, manganês, cálcio, magnésio e proteína. Consequentemente, ele ajudará a prevenir anemias, manterá o metabolismo do colesterol regulado, ajudará no crescimento dos ossos e dentes, melhora do trânsito intestinal e mais outros benefícios.

Mais ações positivas

Apesar de termos falado inúmeros nutrientes e pontos positivos para se consumir o açafrão, ainda não falamos do seu valor principal. Basicamente, o açafrão contém aquela cor amarela e bem intensa, justamente por residir na curcumina. Aliás, ela é um polifenol com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Sobretudo, os benefícios da curcumina vão além desses que citamos. Inclusive, se fossemos falar de todos os benefícios que ela pode te oferecer, nós iriamos ficar falando aqui o dia todo. Porém, nós vamos citar só os mais importantes desses benefícios, os quais já foram comprovados por vários cientistas.

Como por exemplo, ele pode combater o câncer de próstata, mama, melanoma, pâncreas. Além de diminuir o risco de leucemia e mieloma. Ela pode também desintoxicar o fígado, é benéfica para o coração, ajuda no controle de diabetes, combate a depressão e a esclerose múltipla, e ajuda a neutraliza radicais livres.

Conheça os benefícios do açafrão

1 – Anti-inflamatório

O açafrão tem como principal componente a curcumina que é um super anti-inflamatório. Sua atuação é similar a de drogas potentes usadas para esse fim. No entanto, diferente desses medicamentos, o açafrão não traz efeitos colaterais por ser um componente natural. Sendo assim, um ótimo substituto e super aliado da saúde.

2 – Anti oxidante

O açafrão tem o poder de neutralizar radicais livres e algumas substâncias que podem trazer danos as células. É por isso que ele é um excelente aliado contra o envelhecimento celular. Sua atuação pode evitar também a ocorrência de doenças, como o câncer, que é provocado por danos os quais são causados as células do nosso corpo.

3 – Previne o câncer

Lembra os radicais livres de que falamos há pouco? Eles podem danificar o nosso DNA e é dessa forma que o câncer se desenvolve. No entanto, se você faz uso do açafrão, o risco de sofrer da doença é consideravelmente menor, já que sua ação anti oxidante neutraliza essas células. Mas não pense que acaba por aí, mesmo se o câncer já existir, o açafrão inibe que o câncer se desenvolva e que o tumor cresça.

4 – Melhora os sintomas da artrite

Assim como no câncer, na artrite também existe a atuação dos radicais livres. Eles degeneram e causam inflamações, que levam ao enrijecimento das articulações e também podem causar inchaço e dor. A ação anti oxidante e anti-inflamatória do açafrão ajuda a diminuir esses sintomas.

5 – Melhora a atuação do cérebro

Uma pesquisa publicada na revista Stem Cell Research & Therapy, em 2014, mostrou que o açafrão-da-terra também pode ajudar a cuidar de lesões cerebrais. A pesquisa banhou as células-tronco de um cérebro adulto com uma substância encontrada no açafrão. O resultado foi que as células banhadas cresceram 80% a mais que as demais, que não receberam a substância do açafrão.

Outra doença que o açafrão previne é a do mal de Alzheimer. Os danos causados pelo Alzheimer são causados por um estresse oxidativo que interfere no funcionamento do cérebro. Com sua ação antioxidante, ele evita a formação das células que causam essa pertubação.

6- Combate a depressão

Exatamente, já foi comprovado por alguns cientistas que a curcumina é eficaz no tratamento de estados graves de depressão. Inclusive, se comparar ela com medicamentos antidepressivos, ela possui ainda mais benefícios. Até porque, ela age de forma semelhante que esses medicamentos.

Porém, não possui efeitos colaterais e fornece benefícios adicionais à saúde. Além de ser responsável por aumentar os níveis de neurotransmissores como serotonina e dopamina, os quais provocam a sensação de bem-estar no nosso organismo.

7- Benéfico para o coração

Basicamente, isso se dá justamente pelo fato de a curcumina conseguir evitar a oxidação do colesterol no organismo. Ou seja, evitando a oxidação, automaticamente reduz a progressão da aterosclerose e de outras doenças cardíacas. Até porque, o colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos.

8- Facilita a perda de peso

A priori, o açafrão consegue reduzir o percentual de gordura corporal. Ou seja, ele consegue inibir a lipogênese, a produção de gordura corporal. Além do mais, como ela têm ação anti-inflamatória, ela consegue prevenir doenças crônicas, como a obesidade.

Até porque, a curcumina consegue reverter sintomas inflamatórios associados como a obesidade. Dentre eles, ela consegue reverter a resistência à insulina (pré-diabetes), hiperglicemia (açúcar alto no sangue), hiperlipidemia (colesterol elevado) e outros.

9- Combate a acne

Basicamente, esse benefício se dá devido suas propriedades antissépticas e antibacterianas. Sobretudo, para você obter esses benefícios você deve aplicar de forma tópica. Porém, nós recomendamos que você converse e se oriente com o seu médico antes de usar.

Quantidade recomendada

A priori, existem vários modos de se comprar o açafrão. Sobretudo, se você comprar a raiz inteira, utilize uma ou duas rodelas por dia. Agora se for usar o pó de açafrão, é recomendado que você use uma colher de chá, cerca de 5 gramas.

Inclusive, se você não tiver nenhum tipo de problemas com o açafrão é recomendado que você utilize-o de forma regular e diariamente.

Como usar

Caso você tenha comprado a raiz nós indicamos que você use as rodelas no suco, ralado na salada ou na preparação de outros pratos. Agora se for em pó você pode consumir de inúmeras formas. Como por exemplo, em sopas, pães, bolos, biscoitos, omeletes, sucos, tapiocas. E também em aves, carnes e cozidos, legumes, arroz, feijão e ervilha.

Sobretudo, a nossa recomendação, caso você use o açafrão-da-terra em pó, é não usar a seco. Até porque, se não o hidratar, é grande o risco de você acabar se engasgando. Fora isso, você pode usar ele em qualquer tipo de preparo, seja em líquidos ou em alimentos.

Fonte: minha vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.