NOVA MATERIA

Olá pessoa, hoje iremos iniciar um documentário onde falaremos sobre a origem das medidas, tempo e distância.

PARTE – 1

Vamos começar uma jornada para descobrirmos quando surgiu a primeira forma de medida e qual foi sua usabilidade, como essa descoberta ajudou na evolução da humanidade.
Iremos falar sobre tempo espaço, a distância de capa ponto e sua medição.

estações
AS QUATRO ESTAÇÕES

É mais que certo dizer que a distância e o tempo foram uma das coisas que o homem sempre quis entender. E para começarmos a entender isso, temos que saber que; o espaço e o tempo sempre de alguma forma estarão unidos, eles se unem para poder dar lógica a medida e a duração de algum acontecimento.
Medir o tempo é reconhecer padrões, ouvimos muito isso no ensino médio, mas a pergunta é. Como chegamos a essa conclusão?
Isso tudo tem início quando nossos ancestrais descobriram os padrões das estações, (primavera, verão, outono e inverno). Eles marcavam o tempo ao ver que as folhas das arvores perdiam a cor, ou quando os dias ficavam mais curtos, ou até mesmo quando as frutas já estavam maduras.

Ao observarem que tudo havia um ciclo específico para cada coisa, o homem notou a importância do tempo para sua sobrevivência.
Começava a partir desse momento, a corrida para medir o tempo e o espaço.
Uma comprovação histórica de quando o homem começou a medir, foi encontrada no Sul da França, em 1940. Foi descoberto um conjunto de cavernas nunca exploradas onde revelou ao mundo, desenhos onde o homem pré-histórico usou um método para medir os dias, as estações e até mesmo o tempo de gestação de um animal.
Algo muito curioso também sobre nossos ancestrais é que, ao verem a constelação da ursa menor no céu, era a marcação do início do ano.

Uma estrutura artística de desenhos, pontos e traços, onde deu origem ao primeiro calendário, o calendário base.

base 1 base 2 base 3

 

– TEMPO –

Três mil anos depois que o homem pintou as cavernas no Sul da França, foi à vez dos Mesopotâmicos e depois os Egípcios, a tentarem resolver a questão de medir o tempo – o dia e a noite.
A fundamentação da passagem do tempo nesse momento estava sobre o Sol.

Observando a duração de uma sombra durante o dia, os Egípcios acabaram descobrindo uma forma fácil de medir o tempo.

relogio do sol edpicio 2
RELÓGIO DO SOL EGÍPCIO

RELOGIOOO DE SOLFoi usado um dispositivo de pedra, mármore para ser mais exato. Nos tempos de hoje nós chamaríamos esse dispositivo de relógio do sol.  Você já deve ter visto um!!

Mas isso não foi tudo que os Egípcios descobriram, eles notaram que, em um momento do dia em que o sol estava em seu ponto mais alto, não se fazia sombra sobre o dispositivo. Foi nesse momento que  eles decidiram dividir o dia em duas unidades iguais, marcado seis linhas para a manhã e seis linhas para o período da tarde.
Apesar do relógio do sol ser brilhante naquele momento, era também simplesmente falho, pois ele não funcionava pela noite, lógico. Foi ai então que inventaram a Clepsidra, apesar de um nome tão enigmático, esse dispositivo é algo bastante simples.

CLEPSIDRA
CLEPSIDRA

Os Egípcios pegaram um balde, fizeram um furo no fundo, riscaram algumas linhas ao redor do balde, exatas doze linhas na verdade. Ao chegar a noite, eles enchiam o balde com água e ficava calculando as horas pelas linhas riscadas no balde, isso perante a quantidade de água que ia ficando dentro do balde.

COMERCIO
O COMÉRCIO NO ANTIGO EGITO

Uma coisa muito interessante sobre os Egípcios e sua forma de medir o tempo, era que, tanto o dia quanto a noite, eles dividirão em duas unidades iguais de doze horas.
Agora uma pergunta muito intrigante é, porque medir o tempo entre doze horas pelo dia e doze horas pela noite?

A resposta é que em todo o oriente médio o numeral doze e o sessenta, eram muito importantes no comércio, e a explicação dos comerciantes usarem esses números está em sua forma aritmética, esses dois números são totalmente divisíveis.
Imagine um caixa de lápis com sessenta unidades; eu posso dividir essas unidades em seis grupos de dez lápis, cinco grupos com doze unidades, quatro grupos com quinze unidades, três grupos com vinte unidades ou dois grupos com trinta unidades.

A partir desse conceito os Egípcios decidiram dividir o dia e a noite em duas unidades iguais de dozes horas.

Não era só a questão de medir o tempo que o homem tinha que resolver, era preciso também medir a distância.

 

CONTINUA....

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.