NOVA MATERIA

Hoje vamos continuar nossa saga em prol de aprendermos a origem das medidas.
Tempo e Distância – A evolução da humanidade
PARTE – 2

– DISTÂNCIA –

Sabe-se que todo ano em certo período o Rio Nilo transborda, causando uma inundação. Apesar de essa ação natural trazer muita fertilidade para a região, acaba trazendo tragédias como a perda de áreas produtivas de alguns fazendeiros, e foi pensando nisso que os Egípcios criaram a primeira forma de medida em comprimento. Essa medida seria usada para estabelecer uma divisa de áreas plantadas para que no período da cheia não houvesse mais bastão cubito1destruição de terras.
Essa medida foi chamada de cúbito; é certo dizer que seu comprimento era um cúbito do faraó. O cúbito tinha como medida a distância do cotovelo até o dedo médio.
Essa forma de medida é vista como um marco na evolução humana, foi mediante essa forma de medida que os Egípcios construíram as famosas pirâmides de Gisé . Uma das mais bem vistas e falada por sua forma e precisão de medidas é a Pirâmide de Quéops.

Os Egípcios foram uns dos primeiros povos que começaram a desenvolver padrões para medição do comprimento.
Uma das coisas muito importantes era que, todos os cúbitos da região tivessem o mesmo comprimento, assim unificando aquele padrão de medida. A falha da cópia no comprimento feito com base no cúbito real tinha como castigo a morte.

800px-Giza-pyramids
Dominar e manter padrões de medidas foram com certeza um grande sucesso do antigo império egípcio.
O poder da medição literalmente botou ordem ao caos.

– A padronização das Medidas

A padronização começou no Egito há milênios atrás, hoje as formas de comprimento ou até mesmo as horas, é algo extremamente importante para o desenvolvimento da sociedade.  Imagine se não houvessem as horas ou as medidas que hoje existem, como seria o mundo, as construções, como iríamos medir nossa jornada de trabalho, sim, pois, o mercado trabalha aliado a medida do tempo, das horas.

Ao longo da história, vários governantes tiveram várias ideias para padronizar as formas de medidas, uma dessas ideias era, basear a forma de comprimento em alguma parte do corpo.
Na Inglaterra, no século XII, a jarda foi atrelada a medida do comprimento da distância da ponta do nariz do Rei até a ponta de seu polegar, isso com o braço estendido.pesos
Uma ideia totalmente falha, pois a cada rei que sucedia o anterior, aquela medida tinha que ser refeita.

A falta de padronização das medidas era sem dúvida um grande problema. A confusão da falta de padrão foi tão extrema, que na época da revolução francesa, havia por volta de 250 mil pesos de medidas diferentes e milhares de medidas para o comprimento, isso só no continente europeu.

Chegando o final do Século XVIII, a sociedade havia entendido que era preciso urgentemente padronizar as formas de medidas, foi nesse mesmo período que a Academia Francesa de Ciências resolveu intervir no problema. Estava sendo criado naquele momento o maior projeto de padronização de medidas de todos os tempos. Os melhores e maiores cientistas franceses da época decidiram criar um próprio plano de medição, mais que isso, eles chegaram a inovar ao dizer que, a medida de comprimento a partir daquele momento seria baseada em algo permanente e imutável, e esse algo seria a terra.

equador polo norteNo dia 26 de março de 1791, foi laçando a forma padrão de medida para o comprimento, essa medida foi chamada de metro.  A palavra metro é nada mais que uma homenagem à língua Grega, que no original se pronuncia, Métron, que significa medida. Essa medida metro valeria a décima, milionésima parte da distância entre o Polo Norte e o Equador.

Colocar a definição da medida comprimento, baseada na terra foi algo surpreendente naquele momento, a França havia transcendido a política das nações, pois eles padronizariam todas as medidas existentes na terra, só havia uma única coisa tão fantástica ou problemática naquela hora, ninguém sabia qual era a real distância entre o Polo Norte e o Equador.

Para conseguir a medida exata dessa distância a Academia Francesa de Ciências designou dois cientistas para a função, eram eles, Pierre Merchan e Jean Baptiste Delan.
A função dos dois cientistas era medir a distância de dois pontos em um meridiano ou a linha de longitude de Dunkirk a Barcelona, depois disso, usando a velha matemática eles poderiam calcular a distância do Polo Norte até o Equador.  Essa missão durou sete anos, mas ao fim, Pierre e Jean tinham a medida exata de Dunkirk até Barcelona, a partir desse momento chegar a medida equivalente ao metro era um simples cálculo.dankirk e barcelona

Feito em 1799 em platina maciça, o metro era mais que uma forma de medida do comprimento, pois pela primeira vez a humanidade tinha uma forma de comprimento baseada em algo imutável e universal. Mas foi só em 1875 que o metro se tornou oficial e uma medida única de comprimento, era o início da era da precisão e exatidão de medidas no mundo.

Obs. O metro original de platina maciça, está guardado até os dias de hoje nos arquivos da República Francesa em Paris.

O mundo começava uma jornada de precisão de todas as medidas, era chegada a hora de oficializar um conselho nacional de pesos e medidas…

 

CONTINUA....
Veja, MEDIDAS – Tempo e Distância, PARTE 1

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.