[dropcap]Newly elected Pope Francis, Cardinal Jorge Mario Bergoglio of Argentina leaves after praying at basilica in Rome[/dropcap]

Como já sabemos o Pontífice não tem papas na língua (tirando o trocadilho), o Bispo de Roma aproveitou o final de semana dia 22 (sábado passado) para atacar a mídia.

[dropcap]“[/dropcap]Hoje o clima midiático tem suas formas de envenenamento. As pessoas sabem, percebem, mas infelizmente se acostumam a respirar da rádio e da televisão um ar sujo, que não faz bem. É preciso fazer circular um ar mais limpo. Para mim, os maiores pecados são aqueles que vão na estrada da mentira, e são três: a desinformação, a calúnia e a difamação”, declarou Francisco.

Se observarmos no contexto jornalístico o Papa falou algo verdadeiro, hoje temos uma mídia controladora, que faz de tudo para se beneficiar.  De acordo com o papa a desinformação é o mais preocupante, pois os meios de comunicação não passam as informações por completo, e nisso o telespectador não tem acesso ao conteúdo verdadeiro, é uma desinformação com pitada de omissão da verdade.

Sendo que não podemos generalizar, nem todo sistema de comunicação tem essa política fajuta e mentirosa de informar.
Como disse o pontífice é preciso ter “sincera paixão pelo bem comum e pela verdade”, isso sem cair no sensacionalismo.

Apesar de que sabemos só cai na desinformação quem quer, ser controlado não é uma regra é uma escolha, buscar o verdadeiro conteúdo é o primeiro passo, pois o conhecimento não nos faz inteligentes, mas aniquila a ignorância.
Então que o ar sujo do rádio e da televisão não contamine nossa capacidade de buscar e de sermos livres pensadores da informação.

1 COMENTÁRIO

  1. Na verdade, temos que realmente prestar muita atenção! Pois até as pessoas bem instruídas, as vezes são engabeladas pela mídia, que obscura a o real contexto dos fatos. Imaginemos Àquelas pessoas que ainda não têm acesso justo a informação… Olhos e ouvidos bem abertos.
    Na dúvida, tenha a certeza… Já dizia um amigo.
    Precisamos ter a curiosidade de ler matérias como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.