Semarh vai fornecer a documentação exigida para ter acesso a outorga. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Recursos Hídricos (Semarh) aprovou os procedimentos administrativos de emissão de outorga de direito de uso de recursos hídricos em corpos d’água de domínio do Estado. A publicação que legitima a iniciativa consta na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 16.

A outorga de direito de uso dos recursos hídricos será efetivada através de autorização de uso e não implicará em alienação parcial das águas, que são inalienáveis, mas o simples direito de seu uso. Para obter isenção de outorga, o usuário deverá apresentar à secretaria uma solicitação de isenção de outorga.

No decreto, seguindo as modalidades, o requerente poderá solicitar outorga de direito de uso de recursos hídricos para as seguintes modalidades: Captação de Águas Superficiais, Captação de Águas Subterrâneas, Lançamento de Efluentes e Obra Hídrica. A publicação traz ainda as finalidades de uso de recursos hídricos, destacando o abastecimento humano, irrigação, abastecimento industrial, ou o uso da outorga para outras finalidades, como pecuária, aquicultura, etc.

Para transferência, o usuário deverá apresentar uma solicitação na Semarh. A transferência de outorga não isenta o cedente de responder por eventuais infrações cometidas durante o prazo em que exerceu o direito de uso do recurso hídrico. O interessado deverá comunicara Secretaria a desistência da sua outorga de direito de uso dos recursos hídricos, o que fará de maneira irretratável, a qualquer tempo.

“O requerente deverá, obrigatoriamente, preencher os formulários especificados e apresentá-los à Semarh para pleitear o direito de uso de recursos hídricos. Os atos de outorga serão publicados no Diário Oficial do Estado, em forma de extrato, no qual deverão constar, no mínimo, o nome e CPF/CNPJ do interessado, o prazo de validade, o número do processo e dos pareceres emitidos, a identificação e localização geográfica do corpo hídrico, a fonte de captação, derivação ou lançamento, a vazão, o volume, a modalidade e a finalidade”, traz o decreto no Diário Oficial.

A Semarh fornecerá aos interessados em requerer outorga de direito de uso de recursos hídricos os seguintes formulários: Requerimento de Outorga; Modalidade: Captação de Águas Superficiais; Modalidade: Captação de Águas Subterrâneas; Modalidade: Lançamento de Efluentes; Modalidade: Obra Hídrica; Finalidade: Abastecimento Humano; Finalidade: Irrigação; Finalidade: Abastecimento Industrial; Finalidade: Outras finalidades; Transferência de Outorga; Desistência de Outorga; Isenção de Outorga. Para obtenção dos formulários, o usuário deverá acessar o site:http://www.semarh.al.gov.br/recursos-hidricos/outorga/formularios.

Para a solicitação de outorga na modalidade obra hídrica (perfuração de poços tubulares), além da documentação acima relacionada, o interessado deverá apresentar a escritura pública do imóvel ou documento que comprove a titularidade do terreno onde a obra será realizada.

Os documentos técnicos necessários às solicitações estão disponíveis no site da secretaria.

Outorga direito de recursos hídricos
A outorga é o ato administrativo mediante o qual o poder público outorgante (União, Estados ou Distrito Federal) faculta ao outorgado (requerente) o direito de uso de recurso hídrico, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato.

A outorga é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, conforme disposto na Lei nº 12.984 de 30 de dezembro de 2005.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.